O 1.º Seminário de Tecnologia para Produção de Maçã, em São Sebastião da Amoreira, será realizado nesta quinta-feira (20), às 8h no Centro Cultural da cidade.
O evento mobiliza seis municípios do Norte Pioneiro e são aguardados mais de 60 agricultores familiares da região. As palestras tratarão de manejo de doenças em rosáceas, quebra de dormência e raleio, e nutrição.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do evento. O principal tipo de maçã produzida no norte do estado é uma variação conhecida como eva.
Desenvolvida pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e cultivada desde 2001, a variedade é adaptada às condições climáticas com menor exigência de frio. Para o engenheiro agrônomo Elcio Felix Rampazzo, coordenador macro regional de fruticultura da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), a maçã entrou como alternativa de diversificação agrícola das pequenas propriedades familiares.
Nesta primeira edição do Seminário, o destaque é a integração das organizações promotoras e realizadoras, dentre elas o Governo do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Iapar, Cooperativa Sul Brasil, Prefeitura Municipal e Emater, com apoio do Sindirural de Cornélio Procópio, Faep (Federação Acrícula do Estado do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sumitomo Chemical, Banco do Brasil, Basf, Sicredi, New Holland e Vilela & Vilela.
OUÇA - TERRA NATIVA 1360
Assinar:
Postar comentários (Atom)
- Audiência Pública pede revisão de lei limitando cidadania - 4/12/2025
- Reinaugurado colégio de SANTA MARIANA - 4/11/2025
- Não houve furto de moto em frente de DELEGACIA CIVIL - 4/11/2025
- Atropelado CICLISTA perto de passarela em Santo A. da PLATINA - 4/11/2025
- Siqueira Campos: PM faz Operação “Baixa Criminal” nos bairros - 4/11/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário