OUÇA - TERRA NATIVA 1360

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Casal viaja do Paraná ao Pará de carroça


do Diário de Cuiabá
Em busca de conquistar o sonho de ter um pedaço de chão, um casal saiu de Cascavel no Paraná e vai de carroça em direção à Trairão, no Pará, uma viagem de 2.650 quilômetros. Os moradores das cidades que ficam às margens da BR-163 na região Norte de Mato Grosso ficaram surpreendidos com a coragem e a determinação dos dois.

Na sexta-feira (13) pela manhã, eles cruzaram a cidade e Sinop e, durante esta semana, o casal sonhador passará pelas cidades entre Itaúba e Guarantã do Norte e deve cruzar os limites estaduais até o final do mês. A viagem começou no dia 18 de dezembro do ano passado, quando, arrumada toda a tralha e utilizando apenas de tração animal, o trabalhador rural Onardeli Bordingnon, 62, e sua esposa Lucinéia Silva Lima, 42, se aventuraram a sair de casa numa viagem inesquecível. 

A aventura de ir a cavalo foi decidida pela necessidade de levar o cavalo ‘Pingo’, que é um dos únicos bens do casal. “Até pensei em vender tudo e ir de ônibus, mas não podia abandonar o meu cavalo, que está comigo desde quando ele nasceu. Quando eu chegar a meu destino, ele irá me ajudar a lavrar, puxar madeira e água”, conta, revelando a idade do animal, cinco anos. 

Durante o percurso, eles perderam o cachorro de estimação que teria sido devorado por uma onça, ao adentrar solos mato-grossenses. “Era noite quando acabamos de jantar e o cachorro saiu [da carroça], depois de um tempo não vimos mais. Saí para procurar, mas encontrei apenas o rastro da onça”, conta Onardeli. O evento teria acontecido numa fazenda na região do Araguaia. 

A perda do animal causou grande dor e o aventureiro pede para a população dos municípios da região em que ele ainda vai passar, para doar um novo animal. “Nós queremos um cachorrinho para servir de companhia”, solicita. “Depois que eu cheguei a Mato Grosso, tudo ficou melhor, eu ganho mantimento, dinheiro para pequenos gastos e já fizeram várias reportagens conosco”. 

“As pessoas deste estado são muito boas, espero que no Pará também seja assim”, diz Onardeli, contando que, a exemplo de seu irmão, que conseguiu um sítio em Trairão, ele também conquistará a sonhada terra. 

“O Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] está dando terra para muitas pessoas lá, e eu cansei de morar de favor e de pagar aluguel no Paraná e decidi colocar os pés na estrada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário