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domingo, 12 de abril de 2015

Jataizinho não queria o pedágio, mas políticos mudaram de ideia

Contrato firmado entre o governo estadual e a iniciativa privada em 1997 possibilitou a implantação de 26 praças de pedágio em estradas do Paraná, com o início de cobrança em 1998.

Inicialmente lideranças políticas de Jataizinho não queriam uma das praças de pedágio na rodovia BR-369, quase no entroncamento com a PR-090. No entanto, logo na sequência eles mudaram de ideia.

Em abril de 1998, por exemplo, políticos como Evilázio Rangel Cordeiro, Osmilton lopes, Eric Cordeiro, Dirceu Urbano. Maurílio Martielho, o Bidu, Luís Sato, Wilson Chamilette, Marcos Alexandre Domingues e outros, assim como lideranças comunitárias e populares, participaram de movimento contra a implantação do pedágio naquela região.

No entanto, com o tempo o movimento de resistência foi sofrendo algumas baixas. Imprensa estadual divulgou na época que prefeito havia levado dinheiro da Econorte para concordar com o pedágio. Alguns donos de propriedades rurais também foram contemplados com benesses para fechar estradas que serviam de rota de fuga do pedágio. Agentes políticos da cidade ainda tiveram algumas vantagens financeiras.

Inclusive ainda em dias atuais há reclamações sobre o fechamentos de estradas rurais de domínio do município, como forma de obstrução de vias alternativas. Há denúncias de que a Econorte monitora constantemente até a manutenção das estradas feita pela prefeitura.

Estima-se que o município de Jataizinho recebe 3% do que é arrecadado naquele posto de cobrança a título de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). No entanto, não existe informação oficial quanto o número de veículos que cruzam diariamente o pedágio como forma de calcular o repasse do imposto.

Em Assaí, comerciantes, agricultores e população em geral também se mobilizaram com dinheiro e oleo diesel para melhorar estrada localizada nas proximidades do restaurante Água Branca, objetivado melhoria na via que servia como desvio ao pedágio. No entanto, o dono da propriedade acabou mudando de ideia, e manteve a estrada fechada até os dias atuais.

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