OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

IBGE: safra ajudou a reduzir preços de alimentos para indústria

Derivados de soja e o leite foram os que mais contribuíram para queda do Índice de Preços ao Produtor (IPP) de janeiro

O período de safra ajudou os preços dos alimentos a darem uma trégua no Índice de Preços ao Produtor (IPP) de janeiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade teve queda de 1,25% nos preços, depois de subir 0,31% em dezembro de 2013.
"Esse é um período de safra, estão colhendo a soja, então aumenta a oferta. Além disso, é um período em que a bacia leiteira produz fortemente", explicou o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, Alexandre Brandão, citando os derivados da soja e o leite como as principais influências baixistas no índice. Também contribuíram o açúcar cristal e a carne bovina.
No caso do açúcar cristal, a queda de preços se deveu à maior atratividade para a transformação da cana em álcool etanol, segundo Brandão. Já os preços da carne cederam em função de demanda menos acentuada.
O gerente do IPP ainda ressaltou que, desde 2012, os meses de janeiro têm sido de queda de preços na alimentação, no âmbito da indústria de transformação (-0,09% em janeiro de 2012 e -1,52% em janeiro de 2013).
http://revistagloborural.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário