OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Colheita mecanizada avança na região liberando o cortador de cana

Com uma produção estimada em torno de 6.019.000 toneladas em uma área plantada de 63.300 ha, tendo os municípios de Jacarezinho, Cambará e Ibaiti como maiores produtores com áreas de 25.500 ha, 18.000 ha e 8.000 ha respectivamente, a colheita mecanizada da cana de açucar atinge aproximadamente 60 % da área própria das usinas da região na safra 2012/2013.
Por um lado essa prática elimina a queima da cana que gera grande quantidade de poluentes para a atmosfera, a queima da palha equivale a emissão de 9 kg de CO2 por tonelada de cana, além da poluição do ar pela fumaça e fuligem. Do outro lado são colocados os problemas sociais causados com o desemprego dos trabalhadores, minimizados pelo aquecimento do setor da construção civil e encaminhamento desta mão de obra para a colheita da laranja no estado de São Paulo.
Esse assunto provoca diversas discussões:  A mecanização que tira o emprego do cortador de cana é a mesma que os liberta do árduo e precário trabalho nos canaviais, de uma jornada desgastante e desumana, segundo Thomas Junior, o trabalhador que corta hoje 12 toneladas de cana, em média, por dia de trabalho, ou faz à base de 370.000 golpes de podão e 37.000 flexões nas pernas para operar a gramínea, caminha quase 9.000 metros, carrega nos braços as 12 toneladas de cana, em montes de 15 quilos cada um, compretando 800 trajetos".

http://npdiario.com

Gleisi no olho do furacão

Na mira Acostumados a criticar a condução política de Ideli Salvatti (Relações Institucionais), peemedebistas agora apontam Gleisi Hoffmann como principal alvo de queixas no Planalto.
Escudo Henrique Eduardo Alves (RN) questionou a ministra da Casa Civil sobre as críticas feitas por ela ao PMDB em reunião de petistas anteontem, no Planalto. Ela se disse surpresa com a divulgação da declaração “fora de contexto” e disse saber da importância do partido.
Opa Gleisi ainda discutiu com Renan Calheiros (PMDB-AL) devido à votação da MP da redução na conta de luz. Ao cobrá-lo por ter sido informada pela imprensa de que não haveria votação, teria ouvido de Renan que o presidente do Senado era ele.

Roberto Jefferson articula nomeação no governo

O tempo passa, o tempo voa e Roberto Jefferson continua numa boa, interagindo com os governos. Foi Jefferson quem negociou com o governo Dilma a indicação do nome do PTB que ocupará a vice-presidência para assuntos de governo do Banco do Brasil, sem titular desde que César Borges assumiu o Ministério dos Transportes, há dois meses.
Nos próximos dias, o presidente do PTB, Benito Gama, será anunciado oficialmente como ocupante do cargo. Mas toda a costura da indicação passou por Jefferson.

Detran de Londrina tem o maior índice de reprovação do Para


Em 2012, 55% dos candidatos que fizeram os exames práticos
 para a carteira de habilitação foram reprovados

Mais de 55% dos aproximadamente 19 mil candidatos que realizaram exames práticos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CHN) em Londrina em 2012 foram reprovados. Foi o maior índice de reprovação registrado em todo o Paraná no ano passado. Em 2013, até o mês de abril, 5,7 mil exames foram agendados em Londrina, dos quais 52,12% terminaram em reprovação. É o terceiro maior índice do estado, atrás apenas de Coronel Vivida (55,25%) e Ponta Grossa (52,45%).
O chefe do Detran Londrina, Márcio Sandoval, diz que não há uma explicação para tantas reprovações. Segundo ele, os exames realizados na cidade seguem os mesmos critérios de avaliação das demais cidades do estado. “Em todo o Paraná, o exame é aplicado da mesma forma”, garante.
Quem acompanha a rotina dos exames, no entanto, percebe um rigor exagerado nas avaliações e cobranças de erros muito pequenos. “É como se estivessem engessados. Não relevam detalhes bobos, mesmo vendo que a pessoa está dirigindo bem”, afirma a diretora de ensino da autoescola Paraná, Maria Aparecida Fudolli.
Para ela, o fato de Londrina ter um trânsito bastante complicado pode ser o fator que eleva o número de reprovações na cidade. “Nosso trânsito é caótico e os alunos realizam os exames em regiões bastante movimentadas. Certamente é diferente do exame realizado em cidades menores, com trânsito tranquilo”, sugere.
O gerente e instrutor da autoescola Santana, Robson Santana, não acha que os critérios aplicados na avaliação sejam injustos. Segundo ele, as reprovações são sempre justificadas. “Os examinadores são bem justos e ninguém é reprovado sem saber o porquê”.
Para ele, na maioria das vezes, as reprovações são resultado do despreparo do candidato, que decide fazer o exame prático ao completar o número mínimo de aulas. “O aluno faz as 20 aulas e, por lei, já pode fazer o exame. Mas nem sempre ele já tem condições”, pondera.
Reprovado
Quem é reprovado, no entanto, nem sempre concorda com a posição do examinador. O filho de Nelson Ristow foi reprovado pela segunda vez na semana passada. No primeiro exame, ao refazer a baliza que ficou incorreta, o candidato teria ultrapassado o tempo limite. “Foram quatro ou cinco segundos e o examinador não perdoou”, conta Ristow.
No segundo exame prático, a baliza foi feita corretamente já na primeira tentativa, segundo ele. Sem explicar por que, o examinador pediu que a manobra fosse refeita. “Aí, ele ficou nervoso e não conseguiu fazer e, nesse caso, foi injusta a reprovação. O instrutor até discutiu com o examinador porque a baliza estava certa”, argumenta o pai.
Para Ristow, o alto índice de reprovação mostra que ou os critérios de avaliação são muito rígidos ou as autoescolas não estão preparando os alunos direito. “Eles ensinam a tirar carteira, não a dirigir com o trânsito que temos aí”, avalia.
Ranking 
Cidades que mais reprovaram em 2012
Municípios índice de reprovação total de testes realizados
Londrina 55,57% 33.759
Apucarana 53,15% 9.167
Ponta Grossa 51,92% 22.962
Faxinal 50,63% 3.421
Porecatu 50,49% 1.226
Colombo 50,45% 119.984
São José dos Pinhais 50,22% 125.343
Curitiba 49,87% 248.936
Média estadual 46,15% 1.110.274

Lixo amanhece nas vias públicas de 11 bairros em Londrina

 

Empresa responsável pela coleta alegou que o fato se deu
por conta da falta de funcionários.
 A expectativa é de que a situação seja regularizada até as 16 horas
Juliana Gonçalves
Uma falha na coleta do lixo doméstico durante o feriado de Corpus Christi fez com que os resíduos das residências amanhecessem nesta sexta-feira (11) nas ruas e avenidas de 11 bairros de Londrina. De acordo com a empresa responsável pela coleta, a MM Consultoria, Construções e Serviços, o problema foi causado pela falta de alguns funcionários.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que 19 funcionários faltaram ao trabalho, deixando desassistidos os bairros Tarumã, Aragarça, San Fernando, Super Quadra, Monte Carlo, Nova Londres, Vale do Cambezinho, Ernani Moura Lima, Veneza, Aruba e Residencial Havana. A companhia disse também que está gerenciando a coleta nesta sexta-feira para regularizar o serviço.
A MM Consultoria informou que a coleta será regularizada até as 16 horas desta sexta-feira. A empresa não conhecia, até o fim da manhã, as justificativas dos funcionários para a ausência no feriado.

Um jeito de afrouxar a Lei da Ficha Limpa

Com este título, o jornal Correio Braziliense revela que um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, responsável pelo projeto que modifica a legislação eleitoral, vai entregar, na próxima terça-feira, as propostas que abrandam a Lei da Ficha Limpa e facilitam a vida dos gestores que tiveram contas reprovadas.
Segundo a reportagem, o deputado Cândido Vaccarezza, do PT, coordenador do grupo, declarou que o projeto de lei complementar será inicialmente levado ao colégio de líderes e, no mesmo dia, ao plenário. A expectativa é de que a matéria seja aprovada até o fim de junho.
Pela Lei da Ficha Limpa, lembra o jornal, os gestores que tiverem as contas rejeitadas pelos tribunais de contas não podem se candidatar nas eleições dos próximos oito anos.
Um dos pontos a serem modificados é justamente este, para muitos a razão de ser da Lei da Ficha Limpa. A proposta de mudança esvazia o poder dos tribunais de contas. Pelo novo texto, a palavra final sobre as irregularidades nos balanços contábeis dos chefes de executivo seria dada pelas respectivas casas legislativas.

Na prática, diz o jornal, aqueles que tiverem as contas reprovadas apenas pelos tribunais de contas vão poder se candidatar normalmente. Prefeitos, governadores e presidentes só seriam impedidos de concorrer a cargos eletivos se os pareceres dos tribunais de contas fossem aprovados pelas câmaras municipais, assembleias legislativas ou Congresso Nacional.
fonte - roselli abrão

Partidos e candidatos têm de respeitar prazo de um ano para concorrer em 2014

O primeiro prazo que partidos políticos e candidatos devem respeitar pelo calendário das Eleições 2014 termina em 5 de outubro de 2013. Até esta data, ou seja, um ano antes do pleito, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem ter obtido o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também os futuros candidatos de 2014 devem ter domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido um ano antes do pleito. O calendário foi aprovado pelo Plenário do TSE na sessão da última terça-feira (21).
As Eleições 2014 ocorrerão no dia 5 de outubro, em primeiro turno, e no dia 26 de outubro, nos casos de segundo turno. No ano que vem, os eleitores elegerão o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais e distritais. O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
Para registrar um partido em fase de formação, é preciso cumprir diversos requisitos estabelecidos na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Entre outras exigências, deve ser fundado, em reunião, por pelo menos 101 eleitores, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos Estados. É preciso, então, elaborar o programa e o estatuto do partido, a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Após a publicação no DOU, o partido em criação faz o seu registro no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal, momento em que a sigla obtém personalidade jurídica.
O próximo passo é conseguir o apoiamento mínimo de assinaturas de eleitores para a criação do partido. Esse apoio corresponde a meio por cento (0,5%) dos votos válidos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados e deverá estar distribuído em pelo menos nove Estados. Além disso, em cada unidade da Federação, esse apoio precisa alcançar no mínimo um décimo (0,1%) do eleitorado. Somente pode disputar eleição o partido que obtiver o registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
Filiação partidária Com a filiação partidária, o eleitor aceita, adota o programa e passa a participar de um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade, conforme dispõe o parágrafo 1º do inciso V do artigo 14 da Constituição Federal. Já pelo artigo 16 da Lei dos Partidos Políticos, só pode se filiar a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.
Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da data fixada para o pleito, segundo estabelece o artigo 18 da lei. Essa é apenas uma das condições de elegibilidade solicitadas ao postulante a candidato. É facultado ao partido estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação superiores aos previstos na lei.

  • Publicado decreto que garante desconto médio de 20% na conta de luz

    Luci Ribeiro, da Agência Estado
    BRASÍLIA - O decreto que assegura o desconto médio de 20% na conta de luz de consumidores residenciais e do setor produtivo foi publicado nesta sexta-feira, 31, em edição extra do Diáro Oficial da União. A presidente Dilma Rousseff já havia assinado o documento na quarta-feira, 29.
    A decisão pela edição do decreto foi tomada pelo Planalto depois da derrota na aprovação da Medida Provisória 605 no Senado, editada justamente para permitir que os recursos da  Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) garantam a redução da tarifa de energia.
    O decreto permite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a Eletrobras a repassar, antecipadamente, recursos da CDE) a 64 distribuidoras de energia em todo o País. O valor será correspondente a sete meses de recursos, num total de R$ 2,8 bilhões. Esses recursos servirão para bancar o custo da não adesão de Cesp, Cemig e Copel ao pacote do governo de renovação antecipada das concessões do setor elétrico.
    A MP, cuja validade termina na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, chegou a ser votada e aprovada pela Câmara dos Deputados, mas não será apreciada no Senado por falta de tempo hábil para o debate da matéria na Casa.
    O decreto presidencial será uma solução provisória, já que a MP 605 ainda pode ser recuperada e aprovada. Um acordo entre lideranças governistas na Câmara e no Senado vai permitir que a íntegra do conteúdo da MP 605 aprovado na Câmara seja incluída em outra Medida Provisória em tramitação no Congresso, a MP 609, que desonera a cesta básica.
    Mudança definitiva
    O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou em entrevista coletiva na quarta-feira que o decreto irá cobrir esse intervalo entre 3 de junho e o prazo da MP 609, que terá que ser votada no Congresso até 5 de julho.
    "Como estamos tomando todas essas providências, nada vai se alterar na conta de energia dos brasileiros. A redução de 20% veio para ser definitiva", garantiu Lobão na quarta-feira. "Quaisquer que sejam os percalços que tenhamos que enfrentar, como tivemos anteriormente, eles serão removidos legalmente para que a população brasileira, a indústria e o comércio se beneficiem dessa medida do governo", completou.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Assaltantes abandonam carro com dinamites no trevo de Uraí

Estado prorroga prazo da comprovação da vacinação contra febre aftosa

A Agência de Defesa Agropecuaria do Paraná (Adapar), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, informa que foi prorrogado o prazo para os pecuaristas comprovarem a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa. O prazo agora vai até o dia 04 de junho, terça-feira da próxima semana. A prorrogação visa compensar o produtor pelos dias em que ele encontrará as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) fechadas em função do feriado de Corpus Christi, comemorado dia 30 de maio, e do recesso do serviço público, dia 31, sexta-feira. 

A prorrogação para comprovação, porém, não amplia o período da campanha de vacinação. Sexta-feira, dia 31 de maio, continua sendo o último dia para o produtor adquirir e vacinar seus animais. 

ÚLTIMOS DIAS - Segundo levantamento parcial da Adapar, proprietários de cerca de 70% do rebanho bovino e bubalino do Estado, até 24 meses, já apresentaram comprovação da vacinação de seus animais. A tendência é aumentar o volume de comprovação nesse final de campanha, porque os produtores costumam entregar o comprovante nos últimos dias e é necessário um tempo hábil para digitalizar todas as informações necessárias, explicou o fiscal de Defesa Agropecuária (FDA) médico veterinário Walter Ribeirete. 

Ribeirete lembra ao produtor que ele deve se apresentar numa das 132 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária do Estado para comprovar que realmente vacinou o rebanho, que nessa campanha atinge os animais até os 24 meses de idade. Estima-se que 4,4 milhões de cabeças estejam nessa faixa etária. Os produtores que quiserem também poderão fazer a comprovação no novo sistema on-line no endereço eletrônico (www.adapar.pr.gov.br) 

O Paraná não registra focos suspeitos de febre aftosa desde 2005. O diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, reforça a importância de manter a vigilância e não descuidar da vacinação, que garante a sanidade dos rebanhos. O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A manutenção desse status e o alcance de novas conquistas dependem, entre outras medidas, de altos índices de vacinação nas campanhas de maio e novembro. 

Segundo a Adapar, a próxima etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será realizada em novembro, no período de 1º a 31, quando todos os animais (de todas as idades) deverão ser vacinados. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governoprwww.pr.gov.br

Pai de aluno é preso após quebrar carros e ameaçar professores em SP

O pai de um aluno de uma escola municipal de São Carlos, que fica a 232 km de São Paulo, foi preso em flagrante na tarde de quarta-feira (29) por danificar carros estacionados do lado de fora da unidade e ameaçar os professores de morte. Ao menos oito veículos tiveram vidros destruídos.
O caso ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Consuelo Brandão, no bairro Antenor Garcia.
De acordo com a professora Cátia Cristina Rubira Fernandes, de 28 anos, que estava na escola na hora da ocorrência, o pai do aluno queria a liberação do filho de seis anos de idade. No entanto, na escola só estudam crianças com até cinco anos.
A diretora disse ao pai do aluno que a criança não estudava mais lá e que apenas outro filho dele, de dois anos de idade, estava no prédio.
Nesse momento, segundo a professora, o homem, que segundo ela já estava alterado, começou a pedir a entrega do filho mais novo. Por segurança, a diretora negou.
Ainda segundo Cátia, o homem pegou um facão e começou a bater nos carros estacionados do lado de fora do prédio - ao menos oito veículos de professores tiveram os vidros quebrados.
A professora disse que as cerca de 50 crianças que estavam na escola foram levadas para uma sala enquanto o pai do menino fazia ameaças aos professores e dizia que invadiria a escola com o carro. "Foi um momento de pânico", disse.
O homem foi levado pelos PMs à delegacia da cidade e preso em flagrante. Procurada, a Polícia Civil não informou em que tipo de crime ele foi indiciado.
A reportagem não conseguiu ouvir o suspeito. A polícia também não informou se ele já havia constituído advogado.

Cúpula do PSDB recorre à Justiça para ter acesso ao inquérito

Brasília (AE) - A cúpula do PSDB entrará hoje com um mandado de segurança na Justiça Federal para ter acesso ao inquérito conduzido pela Polícia Federal que investiga os motivos dos boatos que provocaram uma onda de saques dos beneficiários do Bolsa Família. A ação deverá ser apresentada pelo líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).No entendimento de Sampaio, o partido passou a ser parte integrante do processo no momento em que a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse, nas redes sociais, que os boatos sobre o fim do programa tinham sido espalhados pela oposição.
Essa compreensão, segundo o tucano, teria sido confirmada pelo próprio diretor-geral da PF, Leandro Daiello, em reunião realizada nesta terça-feira, 28, em que lideranças da oposição cobraram agilidade nas investigações. No encontro, Sampaio chegou a apresentar o advogado do partido para ter acesso aos documentos. Na ocasião, Daiello não teria feito objeção. Ao retornar à PF, nesta quarta-feira, o advogado não chegou nem a ser recebido pelo diretor-geral. “Vou recorrer à Justiça para assegurar um direito que me foi confirmado, do próprio delegado Daiello”, disse o delegado Sampaio ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Guarda Municipal de Foz apreende 932 kg de droga

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu apreendeu nesta quarta, 29, uma caminhonete carregada com drogas. O veículo, uma Blazer com placa de São Paulo, foi encontrado abandonado por volta das 7 da manhã na avenida Juscelino kubitschek próximo ao Gresfi. Por ter sido deixado em rua movimentada, os Guardas Municipais suspeitam que o veículo tenha sido abandonado por problemas mecânicos ou em fuga das operações policiais da fronteira.

Ao ser verificado foi confirmada a presença de dezenas de fardos de maconha, que, após serem pesados, totalizaram 932 quilos da droga. A caminhonete Blazer não possuía indicativo de furto ou roubo. O veículo e o entorpecente foram encaminhados à 6ª SDP, onde foi feita a pesagem e o procedimento investigativo será deflagrado.
Esta foi a maior apreensão de entorpecentes feita pela GM de Foz neste ano       .http://www.fabiocampana.com.br/




Vexame: Juíza suspende amistoso entre Brasil e Inglaterra por falta de segurança no Maracanã

A juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda da Capital, concedeu liminar na tarde desta quinta-feira suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra, partida que marca a reabertura do Maracanã, agendada para o domingo. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
O pedido para o cancelamento do jogo amistoso foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, com argumentos de que o novo Maracanã não oferece condições mínimas de segurança ao visitante. Consultado pelo reportagem, o governo estadual diz que vai recorrer da decisão nas próximas horas.
O texto da juíza Adriana Costa dos Santos ainda informa que, se a partida for realizada nas atuais circunstâncias burocráticas (sem a apresentação dos laudos de vistoria de engenharia; de prevenção e combate de incêndio; de condições sanitárias e de higiene), a Confederação Brasileira de Futebol, o Comitê Organizador Local e o presidente destas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão (por evento realizado).
O UOL Esporte também consultou a assessoria de comunicação da CBF, que afirmou que o “departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido”.
A ação civil pública do MP pede que o jogo seja suspenso para garantir a segurança até que todos os laudos técnicos do estádio sejam apresentados. O órgão alega que não recebeu a documentação em sua totalidade até o momento e que o status do Maracanã é de “estádio em fase de construção”.
A liminar emitida nesta quinta apresenta relatório que aponta a existência de materiais perigosos na região do estádio, nas partes interna e externa, como pedras, pedaços de calçada e restos de obras – objetos que podem ser usados em caso de distúrbios de multidão. O texto ainda ressalta problema de piso “mal fixado”.
Em sua argumentação, a juíza ainda registra que o jogo-teste realizado no Maracanã no dia 27 de abril, apenas para convidados, mostrou que havia inúmeros problemas, amplamente repercutidos pela imprensa do país.
Confira a íntegra da liminar que suspende preventivamente o amistoso Brasil x Inglaterra
Pressionado pela liminar, o governo estadual promete correr para assegurar burocraticamente a realização da partida festiva no Maracanã, que para o time de Luiz Felipe Scolari serve de preparação para a Copa das Confederações.
“O jogo vai ser realizado. Temos um laudo parcial do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), e até amanhã [sexta-feira] concluiremos o restante. Além disso, já temos o laudo dos bombeiros. O estádio está 100% pronto para receber o torcedor com segurança”, disse André Lazaroni, secretário de esporte do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio Tupi. “O entorno está sendo preparado para receber o público”, acrescentou.
Confira a nota do governo do Estado do Rio de Janeiro sobre a suspensão:
Sobre a decisão da juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, de suspender o jogo deste domingo (02/06) entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã:
O Governo do Rio de Janeiro já está recorrendo da decisão.
**Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos** e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj.
O laudo será encaminhado com o recurso do Estado ao plantão Judiciário.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Setor agropecuário pede mais atenção ao governo

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho, avaliou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária, que subiu 17% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2012 e 9,7% sobre o quarto trimestre de 2012, "mostra que o governo tem de dar mais atenção a esse setor". "O Brasil tem uma agricultura estruturada, mas poderíamos estar produzindo bem mais, com produtividade maior, se tivéssemos o devido apoio do governo", afirmou. Segundo ele, são necessários investimentos em logística e maior critério na demarcação de terras indígenas em áreas de produção.

Para o restante do ano, Ramalho projeta um cenário favorável para a agropecuária brasileira, mesmo que a tendência de queda dos preços das commodities se confirme. "Devemos ter um crescimento no valor bruto de produção. O agricultor está estruturado e capitalizado. A perspectiva é boa", concluiu.

Na avaliação do sócio-diretor da MB Agro, José Carlos Hausknecht, o avanço do PIB agropecuário no primeiro trimestre deste ano se deu sobre uma base de comparação muito baixa. No verão de 2012, quando a seca prejudicou a produção de grãos na Região Sul, o PIB agropecuário do primeiro trimestre recuou 11,2%. Já no fim de 2012, o PIB agropecuário caiu 6,2%. "Agora estamos tendo uma recuperação. A safra de verão foi boa, com aumento de produtividade", lembrou Hausknecht.

Na avaliação de Amaryllis Romano, sócia da consultoria Tendências, o crescimento do PIB da Agropecuária no primeiro trimestre deste ano "veio muito bem e dentro do que se esperava". Ela ressalta o desempenho positivo de soja e milho, que tiveram aumento de produção na safra 2012/13, alcançando níveis recordes. Mas observa, no entanto, que é baixa a base de comparação. No primeiro trimestre do ano passado, a seca na Região Sul diminuiu a produção de grãos no ciclo 2011/12. Já no fim de 2012, a retração do PIB agropecuário foi atribuída à pecuária.

O resultado do PIB Agropecuário puxou o resultado do PIB do País no primeiro trimestre, que cresceu 1,9% em relação a igual período de 2012, e avançou 0,6% sobre o trimestre imediatamente anterior.

Fonte: Estadão Conteúdo

Mais de metade do PMDB rejeita aliança com PT

por Claudio Humberto
Para desespero do vice-presidente Michel Temer, levantamento interno revela que, se a convenção fosse hoje, mais de metade do PMDB rejeitaria a aliança com o PT da presidenta Dilma. Ambos os partidos estão em pé de guerra em doze estados, que somam 314 dos 477 delegados do PMDB. Os mesmos delegados seriam responsáveis por 470 votos, dos 739, o que definiria um rompimento oficial com o PT.
O PMDB-RJ, onde o governador Sérgio Cabral tenta barrar candidatura de Lindbergh (PT), tem o maior número de delegados (51) e votos (74). Além do Rio, estão na lista Ceará, Paraná, Acre, Bahia, Santa Catarina, Minas, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e gaúchos. A cúpula do PMDB avalia que o partido pode repetir o racha entre o grupo da Câmara e o do Senado, como aconteceu no governo Lula.

O PIB do Beto é maior do que o PIB da Dilma

Enquanto Dilma se digladia com um pibinho de 0,6%, o governador Beto Richa comemora o crescimento do PIB paranaense em 2,8%. Os resultados foram divulgados hoje IBGE e pelo Ipardes “Este crescimento é fruto de uma política de atração de investimentos e da valorização do setor produtivo através do diálogo”, diz Richa.
O governador destacou que a agricultura “como sempre, contribuiu sobremaneira para esse resultado”, e apontou o Programa Paraná Competitivo, que já atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos, como fator relevante na geração de riquezas do Estado. “Este programa vem alavancando e colocando nosso Estado em destaque no cenário nacional”, disse.

PF fecha uma das maiores "fábricas" de palmito do Paraná


A Polícia Federal fechou, no fim da tarde de terça-feira (28), uma das maiores "fábricas" ilegais de palmito em conserva do Paraná, localizada em um sitio na área rural de Realeza. 

No local, foram apreendidos palmitos in natura e envasados, quantidade suficiente para encher mais de 2 mil vidros de palmito, em conserva. As informações iniciais são que essa quantidade de palmito foi extraída ilegalmente do Parque Nacional do Iguaçu e seria vendida em todo estado. Uma pessoa foi presa e duas fugiram. 

Durante as buscas realizadas no local, policiais federais encontraram ainda um revólver calibre 38. Também foram apreendidos conservantes irregulares e veículos. A ação policial foi motivada por denúncias anônimas, que indicavam a venda ilegal de palmito na região. 

O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Cascavel e responderá por diversos crimes previstos no Código Ambiental e no Código Penal. As buscas pelos fugitivos devem continuar, e um inquérito policial será instaurado para apurar todos os envolvidos. 

Por causa da imensa quantidade, a carga de palmitos será encaminhada diretamente ao ICMBio, com sede em Capanema. Segundo informações do órgão ambiental, essa é uma das maiores apreensões de palmito no estado. 

(com informações da Polícia Federal)

Relator prevê demissão de doméstica por culpa recíproca

Segundo Romero Jucá, mudança estabelece que indenização de 40% do saldo do FGTS seja igualmente dividida entre empregado e patrão


Depois de propor um regime especial para os empregados domésticos, o relator da regulamentação da classe, senador Romero Jucá (PMDB-RR), cedeu mais uma vez às pressões do governo, que se aliou ao descontentamento dos movimentos sindicais, e decidiu adequar as normas trabalhistas às previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Uma das principais mudanças propostas no novo relatório é a previsão de demissão por culpa recíproca, caso no qual a indenização de 40% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será dividida entre empregado e patrão.
Dessa forma, caso haja um consenso entre as partes no afastamento do funcionário, cada um receberá metade do valor do fundo, que será formado por pagamentos mensais, pelo patrão, de 3,2% sobre o salário do empregado. "Também criamos a culpa recíproca, entendimento de duas partes encerrarem o contrato. Havendo a culpa recíproca, 20% vai para o empregado (metade da multa) e 20% para o empregador. Isso é previsto pela CLT a outras categorias, incluímos pra o trabalhador doméstico.", ressaltou.
Ao todo, o patrão terá de pagar 11,2% ao FGTS todo mês: 8% para a contribuição, e o restante para o fundo que substituirá a multa por demissão sem justa causa, porcentuais que estarão em contas diferentes.
Desembolso da multa
Jucá manteve a posição, apesar de os movimentos sindicais alegarem a precarização da classe com os benefícios que ele prevê aos patrões. Sindicatos questionam o fato de o empregador se livrar do desembolso de 40% sobre o saldo do FGTS de uma única vez quando demitir um funcionário sem justificativa.
Jucá afirmou que estuda com a Caixa Econômica Federal maneiras de tornar possível que as partes tenham acesso à conta e aos meios de pagamento —quando o empregado se demitir ou for afastado por justa causa, o patrão poderá reaver o valor, como uma poupança forçada.
Mudanças
Agora, os patrões podem descontar no máximo 20% do salário para pagar o plano de saúde do empregado. O empregador também poderá, caso o funcionário danifique algum bem, reduzir do salário um porcentual previamente acertado. Para diminuir ainda mais as burocracias, Jucá permite que o valor da passagem seja pago em dinheiro.O relator permitirá ainda que fiscais do trabalho entrem na casa do patrão sem notificação, com autorização judicial, em casos de suspeita de trabalho escravo, maus-tratos ou outras violações de direitos humanos. No primeiro relatório que apresentou, Jucá previu a fiscalização do trabalho, mas deveria ser agendada e consentida pelo patrão.
O prazo de dois anos para recontratação, presente em projeto anterior, também foi retirado. "O TST (Tribunal Superior do Trabalho) afirmou que isso era inconstitucional", disse, ao apresentar o novo relatório na Comissão Mista de Consolidação das Leis nesta quarta-feira (29).
Antes estabelecido em dez horas, o período de descanso entre o fim de um dia de trabalho e outro, agora passa a ser de, no mínimo, 11 horas. A hora de trabalho noturno, que havia estabelecido com duração de 60 minutos, terá duração de 52 minutos e 30 segundos, tal qual a CLT.
Quando contratados para um período de experiência, que já estava estabelecido em no máximo 90 dias, o empregado passa a ter vínculos empregatícios, com a sujeição a pagamento de indenização caso abandone o emprego sem justa causa.
Da mesma forma, patrões são obrigados a cumprir com as devidas contribuições, ainda que não tenha vencido o período de teste. De início, a ideia é que o período de experiência fosse desvinculado de obrigações.
Embora o TST tenha questionado o fracionamento das férias em três períodos, um deles de pelo menos 14 dias, o relator não modificou essa proposta. Jucá acrescentou, contudo, que os funcionários de residências podem vender um terço das férias, como previsto aos demais celetistas.
http://economia.ig.com.br/

Ex-prefeita dá detalhes sobre sua renúncia

Vera Golono é a primeira prefeita que renuncia ao
cargo por vontade própria no Paraná;
 ela alegou estresse e cansaço
Sapopema – Duraram exatamente quatro anos, quatro meses e 27 dias, os dois mandatos da prefeita de Sapopema, a assistente social Vera Lúcia da Silva Golono (PT). Ela oficializou sua renúncia na segunda-feira, durante reunião ordinária da Câmara de Vereadores. O cargo será ocupado pelo vice-prefeito Gimerson de Jesus Subtil, também petista. A posse dele acontece hoje às 9 horas em sessão extraordinária, segundo informou a vereadora Magna de Oliveira Cândido (PSDB), presidente da câmara. 

Vera é a primeira prefeita que abdica o cargo por vontade própria no Paraná. A decisão, conforme a ex-prefeita, foi tomada depois de muita reflexão. Cansada e com alto nível de estresse, Vera Golono quer desfrutar da vida com a família e cuidar mais da saúde. 

A ex-prefeita recebeu a reportagem da FOLHA para uma entrevista exclusiva e admitiu que deveria ter concorrido ao cargo quando tinha menos idade e fez críticas ao sistema político partidário. 

Por que decidiu renunciar a menos de cinco meses do segundo mandato?
Vera Golono – Quando a gente alcança os 65 anos, passa a ver e pensar quanto tempo mais terá qualidade de vida e que está na hora de diminuir o estresse, de se voltar para a família, cuidar melhor da saúde e ter um tempo livre maior. Como prefeita, tinha que ter dedicação exclusiva e acho que já não tenho toda esta condição. 

O estresse foi mesmo a principal causa?
Não só o estresse, mas tudo que acontece na nossa vida profissional, na vida pessoal, porque hoje em dia as coisas estão cada vez mais difíceis para conduzir tudo. Eu cansei, mas tenho tranquilidade porque o vice-prefeito Gimerson tem toda a condição de continuar o trabalho. Nós trabalhamos juntos e porque não deixar que o vice administre a partir de agora? 

Como a senhora avalia o mandato?
Apesar das dificuldades próprias que as prefeituras possuem e da própria situação que recebemos o município, avalio como positivo. A gente conseguiu passar por esta tribulação e provar que é possível fazer um mandato com ética e com responsabilidade em benefício do povo. 

O Ministério Público, com suas recomendações, atrapalhou?
Não, de maneira nenhuma. Recentemente, conversei com a promotora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção do Patrimônio Público, unidade do Ministério Público em Santo Antônio da Platina, Kele Cristiani Diogo Bahena, e não houve qualquer interferência deste trabalho na minha decisão, que foi pessoal. Mesmo porque nossa prefeitura tem trabalhado conforme a lei de responsabilidade fiscal e não permitimos qualquer tipo de situação que venha prejudicar o bom andamento de nossa administração. 

O que a senhora leva de bom deste período?
Primeiro tenho que agradecer a população e os companheiros que me deram esta responsabilidade de estar na administração neste período. Levo a experiência gratificante que tivemos, o aprendizado da gestão e o contato mais próximo com a população, que foi muito importante. 

Como a senhora deixa a prefeitura?
Vamos deixar tudo dentro do cronograma estabelecido pela nossa equipe administrativa para que o novo prefeito não tenha nenhum tipo de dificuldade para levar adiante a administração. 

Como foi o relacionamento com o legislativo?
No primeiro mandato, em função de termos minoria na Câmara, o relacionamento com os vereadores foi muito difícil. Não havia entrosamento e a política falava mais alto do que os interesses públicos. Houve muita rejeição de projetos. Só depois de dois anos é que começamos a nos entender melhor. Hoje, temos a maioria dos vereadores ao nosso lado. 

Restou alguma frustração?
A única coisa que eu ainda gostaria de ver e assistir, e não sei se vou ter esta oportunidade, é uma forma diferente de fazer política. Mas isto só será possível com mudanças profundas no nosso sistema político partidário e uma série de coisas que possa levar o gestor a mostrar claramente para a população, o sentido normal do que é a política administrativa. Gostaria de ter feito muito mais pela comunidade, mas em consequência do próprio sistema alguns projetos importantes não puderam ser realizados. Deveria ter sido prefeita com menos idade, talvez aí a coisa fosse diferente. 

O que pretende fazer a partir de agora?
Inicialmente, eu gostaria de agradecer a população pela confiança nas duas eleições que disputamos. Estou deixando o cargo, mas não a cidade. Não foi fácil fazer esta reflexão e tomar esta decisão que para muitos pode ter sido radical ou precipitada, mas quem me conhece sabe que eu não estou fazendo isto de maneira impensada.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

MELIANTES QUE TENTARAM ROUBAR AGENCIA BANCÁRIA DE URAÍ CONTINUAM SENDO PROCURADOS PELA PM

No final da madrugada de quarta feira (29), dois vigilantes de uma empresa de segurança privada foram rendidos por cinco meliantes enquanto patrulhavam as ruas da cidade de Uraí (22 Km de Cornélio Procópio). Os seguranças flagraram os indivíduos tentando roubar uma agência bancária local.
Os guardas foram amarrados e depois levados a um matagal, onde foram abandonados.
Os cinco meliantes roubaram o carro, um veículo Fiat Uno, no qual os vigilantes trabalhavam e o deixaram nos arredores do trevo de entrada na cidade.
A Polícia Militar encontrou o veículo e buscando indícios que levariam aos assaltantes, os soldados acabaram avistando uma carga de dinamite no interior do carro.
O batalhão da PM antibombas que fica centralizado na capital do estado foi acionado e estão vindo de Helicóptero de Curitiba para Uraí no intuito de analisar o material.
O batalhão de CHOQUE e o Canil da PM de Londrina estão no local auxiliando o trabalho da Polícia Militar de Uraí.
Posteriormente uma agência bancaria na cidade de Nova América da Colina foi invadida e teve os caixas eletrônicos explodidos. Os ladrões levaram cerca de 50 mil reais em e a PM acredita que sejam os mesmo indivíduos que abandonaram o carro em Uraí.
Toda a região foi cercada, inclusive com uso do helicóptero do Graer que sobrevoa áreas rurais na busca pelos cinco assaltantes, que devem estar em um veículo Pálio tentando fugir.
WWW.ANUNCIFACIL.COM.BR

PANCADARIA NA CÂMARA DE CORNÉLIO PROCÓPIO





Muita confusão e pancadaria na Câmara de Cornélio Procópio; sessão absolveu vereadores do PV e PCdoB;
“Vossa Excelência não seja covarde. Se vossa excelência é bipolar não tenho culpa”, disse o presidente da Câmara de Cornélio Procópio, Edmar Gomes Filho (PSB), na sessão de ontem à noite (28), dirigindo-se ao vereador Fernandinho Peppes (PMDB). Depois de muito bate-boca, corte de palavra, empurra-empurra, agressões, gritaria, vaias, dedo nos olhos, chute nos países baixos, etc., o legislativo procopense decidiu arquivar denúncias contra os vereadores Bruno Magalhães (PV) e Rodrigo Marconcin (PCdoB). Foi preciso a intervenção da polícia para conter os ânimos. 

BANDIDOS DE SÃO PAULO ARROMBAM CAIXA ELETRONICO DE AGENCIA BANCARIA DE NOVA AMERICA DA COLINA


A Polícia Militar da região, está no encalço de meliantes fortemente armados que estão embrenhados no mato, na região do Hotel Aguativa, entre Nova América e Cornélio Procópio. Chove muito neste momento no local.


Segundo informações da PM, esse elementos estão em um veículo Pálio, com placas de São Paulo. Eles teriam rendido dois vigias de uma empresa de Uraí e tambem seriam os mesmos que teriam realizado uma tentativa de assalto a uma agencia bancária e depois arrombado um caixa eletronico desta mesma agencia em Nova América da Colina.

Os elementos estão cercados por policiais e a qualquer momento serão presos e apresentados a Delegacia de Polícia de Nova América da Colina ou Uraí.

A qualquer momento mais informações.