Ao menos quatro banhistas, entre eles uma mulher grávida, morreram na tarde desta segunda-feira após a queda de um raio na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Segundo a prefeitura do município, outras quatro pessoas atingidas pela descarga elétrica ficaram feridas – um deles, vendedor ambulante na cidade, em estado grave.
A prefeitura de Praia Grande informou que três turistas (uma mãe e duas filhas) não correm risco de vida, mas ficaram internadas em observação até o início desta noite, quando começaram a receber alta. Elas tiveram apenas ferimentos no rosto e passaram por avaliações médicas.
O raio atingiu os banhistas na faixa de areia da praia, próximo ao Quiosque 15, entre as ruas Rui Barbosa e Maurício José Cardoso. Os banhistas foram socorridos ainda na areia por guarda-vidas do Grupamento Marítimo dos Bombeiros. Cinco ambulâncias do SAMU e duas dos Bombeiros levaram os feridos ao Hospital Municipal Irmã Dulce e ao Pronto-Socorro Central, ambos no bairro do Boqueirão.
Apenas um dos socorridos que sobreviveram ainda está internado no Pronto-Socorro Central, que também faz parte do complexo hospitalar Irmã Dulce. A coordenadoria de comunicação do hospital disse que não detalharia o estado de saúde e a identidade das vítimas.
Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que os mortos são o coronel aposentado da Polícia Militar Zenildo Tadeu Vieira, com idade provável de 69 anos, e sua esposa, Andrea Boaretto, com idade provável de 41 anos, além da sobrinha do casal Katia Boaretto, gestante de cinco meses, e de seu marido, Luciano, cujo sobrenome e idade não foram divulgados.
Na última terça-feira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciou uma campanha de alertas sobre a incidência de raios nas praias de São Paulo. Segundo o órgão, raios, trovoadas e rajadas de vento costumam atingir o litoral paulista à tarde durante os três meses do verão. Duzentas faixas com a frase "Chuva, raio e trovoada... Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!” foram produzidas para distribuição, em parceria com as prefeituras, nas praias da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte do Estado. A prefeitura disse que há faixas próximas ao local onde o raio atingiu os banhistas.
O Corpo dos Bombeiros disse que, em média, cem pessoas morrem no Brasil atingidas direta ou indiretamente por raios todos os anos.
As regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista foram atingidas por descargas elétricas e rajadas de vento desde a madrugada desta segunda-feira.
Com Estadão Conteúdo