OUÇA - TERRA NATIVA 1360

domingo, 30 de novembro de 2014

Programa Funesplan leva informações e a boa música

Comandado pelo diretor Edimar Santos, o programa FUNESPLAN vai ao ar de segunda à sexta-feira das 20h30 as 22h00 pela Rádio Terra Nativa AM de Assaí.

Durante o programa além da boa música de viola, dos grandes clássicos da musica sertaneja, do sertanejo universitário o ouvinte e os associados do PLANO FUNESPLAN acompanham muitas informações sobre a rede de convênios e os servições realizados pelo melhor plano do Brasil.

Em janeiro o Grupo Santos completa 22 anos. "Quando você faz um plano Funesplan, você garante tranquilidade e comodidade aos seus dependentes, além de assegurar investimentos da empresa na região para as entidades e eventos esportivos", completou Edimar Santos

É só conferir, programa FUNESPLAN de segunda à sexta-feira a partir das 8 e meia da noite com apresentação de Edimar Santos

Assaí Futsal perde de 7 a 2, e vai disputar terceiro lugar

Com transmissão pela Rádio Terra Nativa AM 1360 e Costa Oeste FM 106,5 a equipe do Assaí Futsal jogando na casa do adversário, a equipe Unifil-EAD/Assaí Futsal perdeu do Itaipulândia Futsal, por 7 a 2, neste sábado (29), na semifinal do 20º Campeonato Paranaense Primeira Divisão Kaiser/Kagiva, série Prata.
Na semana passada, em disputa em casa, o Assaí Futsal havia empatado com Itaipulândia, em 3 a 3, agora vai em busca de pelo menos o terceiro lugar na competição.
Na fase final, nos jogos de ida e volta, em 6 e 13 de dezembro, o Assaí Futsal precisa então vencer o Concrevalle/Dois Vizinhos para garantir vaga na série Ouro do Campeonato Paranaense de 2015.
Naquela mesma data, as equipes Itaipulândia Futsal e Caramuru Futsal/Lojas MM se enfrentam na disputa pelo título de campeão. As duas equipes já se garantiram na série Ouro para o próximo ano.
A seguir resultados das semifinais 20º Campeonato Paranaense Primeira Divisão Kaiser/Kagiva, série Prata: GRUPO "C" - Caramuru Futsal/Lojas MM 02 X 01 Concrevalle/Dois Vizinhos Futsal; GRUPO "D" - Itaipulândia Futsal 07 X 02 Unifil-EAD/Assai Futsal
 O Assaí Futsal volta a jogar neste sábado (06) as 20h30 no ginásio de esportes "Paulão" na disputa de terceiro lugar contra a equipe de Dois Vizinhos.
fonte Revelia

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Torneio de sumô reúne atletas de várias idades em Santa Cecília

O 1º Torneio Keiji Takayama de Sumô em Santa Cecilia do Pavão, para mim, Wesley Prado Chagas, foi mais um sonho realizado, ver crianças menos favorecidas,sorrindo e felizes com o esporte sumô. Para mim, é mais gratificante ver uma criança aprendendo e sendo educada do que ser um mero campeão paranaense de sumô.
Durante o Campeonato tivemos surpresas e emoções entre os lutadores. Cássio Joaquim Gomes premiado em 1º lugar na categoria Peso Absoluto. Diz ele que "este 1º Torneio Keiji Takayama de Sumô marca Primeiramente a união entre a comunidade nipônica de Santa Cecília do Pavão e Assai com a Federação Paranaense. Esta união só tem a contribuir com a revitalização da cultura nipônica nos esportes e em especial no sumô.
E em seguida esse torneio marca a trajetória brilhante da Associação Kaiko  e a Federação Paranaense em revitalizar e manter a cultura do sumô viva em todo o Paraná e região.
O professor de judô Victor Hugo dos Santos, o Pozão, também participou com sua equipe de Assai e Amoreira do Campeonato, levando na categoria Peso Pesado, o 2º lugar, e Peso Absoluto, em 3º. Ele diz que "achei muito bom essa nova etapa no sumô da nossa região, que ficou parada por um bom tempo, e o desempenho dos alunos foi muito bom. Gostaria de agradecer muito ao presidente da Confederação Paranaense, Cassiano Joaquim Gomes, ao campeão paranaense Wesley Prado Chagas e ao diretor Esportivo da Federação Cassio Joaquim Gomes. Por tudo onde já vivi muitas glorias neste esporte também.
O campeão mundial Rui Aparecido também compareceu no torneio e ganhou a premiação de 1º Lugar na categoria Peso Pesado. Ele relata que "eu gostei muito do campeonato do dia que passamos em Santa Cecília. Fui muito bem recebido por todos. Faz apenas 9 anos que luto sumo e ainda não tinha tido contato com nenhuma outra equipe da região. Eu estava um pouco ansioso.f Fiquei muito feliz principalmente de ver as crianças se interessando pelo esporte subindo ao Dohiô,  lutando se divertindo. Foi assim que comecei. Quem sabe um dia uma delas pode estar representando o Paraná em campeonatos nacionais ou até vestindo a camisa da seleção brasileira em um Mundial.
Entre os muitos atletas, Maristela, de 52 anos, encarou o esporte com garra e foi a única mulher a participar do campeonato. Sem medo, ela lutou em todas as categorias do adulto Peso Leve, Peso Pesado e Absoluto, e foi homenageada como uma guerreira.
Em nome de todos os participantes do evento queremos agradecer à Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) e ao secretario Paulão por estarem apoiando o esporte e abrindo portas para que o esporte seja bem aceito e conceituado como deve".
por Wesley Prado Chagas

CONFIRA ALGUMAS FOTOS

sábado, 22 de novembro de 2014

Mulher é detida ao tentar passar 12 celulares para marido preso, no PR

Caso ocorreu nesta sexta-feira (21), na Cadeia Pública de Paranavaí.
Aparelhos estavam escondidos dentro de uma televisão, diz polícia.


Além dos celulares, polícia apreendeu carregadores e fones de ouvido (Foto: Cadeia Pública de Paranavaí/ Divulgação)

Uma mulher foi detida por tentar entregar 12 telefones celulares, 12 carregadores e nove fones de ouvido para o marido que está preso na Cadeia Pública de Paranavaí, no noroeste do Paraná, no começo da tarde desta sexta-feira (21). Os aparelhos foram encontrados dentro de uma televisão, que seria entregue ao detento durante o horário de visita.
De acordo com os agentes penitenciários, o preso recebeu o direito de ter televisão e ventilador na cela por causa do bom comportamento. Porém, após o flagrante, ele perdeu o benefício. Já a mulher foi encaminhada à delegacia de Paranavaí, onde assinou um termo circunstanciado. Ela responderá em liberdade.
Do G1 PR

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Comércio deve contratar 138 mil temporários até o fim do ano

"O varejo chama a atenção por concentrar cerca de 66% das vagas temporárias geradas em todo o país" disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti


Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para mapear o perfil do trabalhador temporário procurado pelo comércio no final do ano revela que o setor deve preencher cerca de 138,9 mil vagas até dezembro. Foram ouvidos 623 empresários em todo país. De acordo com o levantamento, a média de contratações é de quase três (2,98) funcionários por empresa. "As festas de fim de ano costumam movimentar praticamente todos os setores da economia, mas o varejo chama a atenção por concentrar cerca de 66% das vagas temporárias geradas em todo o país neste período", disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Por outro lado, a pesquisa mostra 79,4% dos varejistas consultados acreditam que o número de contratações temporárias não deve crescer em 2014, em comparação com 2013. Na avaliação de Kawauti, isso "deixa explícito a baixa confiança do empresariado brasileiro". Além disso, segundo ela, 68,5% dos empresários não pretendem efetivar os temporários depois do vencimento do contrato. "Vale pontuar que para 62,2% dos entrevistados, as contratações devem durar, em média, três meses", informou. Perfil do temporário De modo geral, de acordo com a CNDL, 34,3% dos empresários entrevistados procuram profissionais que têm entre 25 e 34 anos, seguidos pela faixa etária de 18 a 24 anos (28,5%). Quanto à qualificação, a maioria dos comerciantes busca funcionários que possuam ensino médio, no mínimo. 75,6% das vagas serão oferecidas para as funções de vendedor de loja e balconista. Em seguida aparecem as oportunidades para caixas 31,8%) e estoquistas e repositores (24,6%), informaram os lojistas.

Carro pega fogo depois de bater em caminhão, e duas pessoas morrem

Acidente ocorreu nesta sexta (7), entre São Mateus do Sul e Lapa, no PR.
Ocupantes do carro morreram carbonizados; caminhoneiro não se feriu.


Segundo a PRF, após a batida, caminhão passou por cima do carro, que pegou fogo  (Foto: Divulgação/PRF de São Mateus do Sul)

Dois homens, de 46 e 33 anos, morreram carbonizados em um acidente na BR-476, entre São Mateus do Sul, na região dos Campos Gerais do Paraná, e Lapa, na Região Metropolitana deCuritiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida entre o carro e o caminhão ocorreu por volta das 6h desta sexta-feira (7), no quilômetro 208.
A PRF informou que o acidente foi causado após uma ultrapassagem, mas não soube afirmar qual dos veículos provocou a batida. Ainda segundo a polícia, depois da colisão, o caminhão passou por cima do carro, que pegou fogo em seguida.
O motorista do caminhão não se feriu. Durante a manhã, o trânsito na região ficou em meia pista, mas, a partir do início da tarde, passou a fluir normalmente.

Mais de 1,2 mi de crianças devem ser vacinadas contra pólio e sarampo

Campanha começou no sábado (8) e segue até o dia 28 de novembro. 
Em Curitiba, 109 unidades de saúde estão aptas à aplicar a vacina.

Doses contra sarampo e pólio serão aplicadas até o dia 28 de novembro  (Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba )Começou neste sábado (8) a campanha nacional contra poliomielite e sarampo. Até o dia 28 de novembro as crianças com até cinco anos incompletos poderão receber as doses. No Paraná, a meta é imunizar mais de 1,2 milhão de crianças. Em Curitiba, 109 unidades de saúde estão aptas à aplicar as doses. A vacina de tríplice viral, além de proteger contra o sarampo, também imuniza as crianças contra rubéola e caxumba.
De acordo com a  Secretaria da Saúde, a poliomielite está erradicada no Brasil desde a década de 90. Ainda assim, a vacinação é necessária, já que o causador da enfermidade infecto-contagiosa – o poliovírus – ainda circula por pelo menos 35 países do mundo. O vírus é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada, e a falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
Já o sarampo, ainda conforme a Secretaria da Saúde, é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única maneira de prevenção é através da vacina. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

TIME DE FUTEBOL SUÍÇO FUNESPLAN/MUTRETA À TODO VAPOR

TIME DE FUTEBOL SUÍÇO FUNESPLAN/MUTRETA  DE SANTA CECÍLIA DO PAVÃO SE PREPARA PARA CAMPETÇÕES REGIONAIS.


O time de futebol suíço Funesplan/Mutreta de Santa Cecília do Pavão, após uma reunião entre amigos, decidiram voltar as atividades na AABB de Santa Cecília do Pavão e assim estarem preparados para as competições regionais.
O Funesplan/Mutreta é um time entre amigos que à muito tempo se reúnem para um futebolzinho ou confraternização, e assim botar os papos em dia já que todos os atletas trabalham em local ou cidade diferente.
O intuito da equipe não é a competição prá valer e sim o fortalecimento da amizade, em confraternização e amistosos em Santa Cecília do Pavão e pela região, já que são muito conhecidos e assim fica mais fácil em construir mas amizades.
A equipe paga por mês uma mensalidade, e toda quinta-feira  tem um churrasco ou janta, e assim realiza o reencontro dos companheiros, que devido ao trabalho do dia a dia alguns destes ficam muito distante.

“ Simplesmente maravilhoso estar em meio aos amigos para um futebol e depois uma confraternização. São momentos assim que guardamos em nossa mente e lembranças” . Comenta CLAUDINHO SILVA

Fotógrafos criam projeto para clicar de graça crianças com deficiência

Projeto Estrelinha começou em Curitiba e se espalhou para 11 estados. 
Faixa etária atendida é de 0 a 12 anos; veja como participar.

Projeto começou em Curitiba e se espalhou para outras cidades brasileiras  (Foto: Divulgação / Projeto Estrelinha )

Um projeto especial tem feito a alegria de crianças com algum tipo de deficiência em Curitiba e em cidades de outros onze estados brasileiros. É o Projeto Estrelinha, que foi criado pela fotógrafa curitibana Viviane Bachega, e que tem por objetivo fazer ensaios gratuitos, simplesmente como uma demostração de carinho, tanto para as "estrelinhas" quanto para os pais. Desde que surgiu a ideia, em maio deste ano, 100 ensaios já foram realizados. Na capital paranaense, o último foi no Jardim Botânico. De acordo com Viviane, cada família tem direito a um book de fotos, entregue em formato digital, totalmente gratuito. A faixa etária atendida é de 0 a 12 anos.

Cada família tem direito a um book gratuitamente  (Foto: Divulgação / Projeto Estrelinha)
"Os gastos que os pais têm com essas crianças é muito grande. São tratamentos, escolas especiais, terapias. Com isso, a fotografia acaba ficando como um supérfluo, ou seja, uma coisa que naquele momento não tem como os pais fazerem. Então, eu pensei porque não fazer gratuitamente pra todos os pais que têm essas crianças com deficiência", explica a fotógrafa.

Os fotógrafos que se interessarem pelo projeto, precisam encaminhar um portfólio para Viviane e entrar em contato pela internet. É necessário ser profissional. Até esta sexta-feira (7), 52 voluntários tinham aderido ao Estrelinha. Dez deles em Curitiba.
"É como se fosse um filho. A gente faz tudo com carinho, com amor. É gostoso você entregar e ver o sorriso dos pais que ficam satisfeitos. É bem bacana", comenta uma das voluntárias.
As fotos são realizadas em parques e em outros ambientes externos. Para participar, é necessário apenas marcar uma data com um dos fotógrafos participantes. "É um aumento na autoestima dos pais ver os seus filhos em uma foto profissional", destaca a coordenadora do projeto.
Mais de 100 ensaios já foram realizados pelo grupo  (Foto: Divulgação / Projeto Estrelinha)

Estudantes de Paranavaí protestam contra violência a professores

Protesto foi organizado por alunos de um colégio estadual nesta sexta (7).
Ato ocorreu após professora ficar ferida durante manifesto na Assembleia.


Em protesto, alunos pediram por mais investimentos e menos violência contra educadores (Foto: Reprodução RPCTV Noroeste)

Em repúdio a violência sofrida por professores que protestaram nas galerias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na terça-feira (4), alunos de uma escola estadual de Paranavaí, no noroeste do estado, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (7). Aproximadamente 60 estudantes do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto se reuniram antes do início das aulas para pedir por mais investimento em educação e para mostrar que são contrários a qualquer forma de violência.
A ação foi organizada pelo Grêmio Estudantil após uma professora do colégio ficar ferida durante uma manifestação na Alep. Na terça-feira, professores lotaram o plenário do Legislativo insatisfeitos com a votação do projeto de lei autorizando a prorrogação do mandato de diretores das escolas estaduais. Alguns manifestantes foram retirados à força pelos seguranças da Casa após pedido do presidente Valdir Rossoni (PSDB). Depois da confusão, dois professores, ambos de Paranavaí, foram levados para um hospital de Curitiba com suspeita de fratura.
“A professora é muito querida no colégio e ficamos muito bravos com a agressão. Então decidimos fazer esse protesto e sair pelas ruas pedindo por mais respeito e investimento”, diz a aluna Iasmim Amaral. “Nós queremos justiça, pois essa situação não pode terminar desse jeito”, acrescenta a integrante do Grêmio Estudantil.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Romanelli visita Congonhinhas, Guapirama e Jacarezinho

Deputado reúne lideranças municipais para agradecer ao apoio durante as eleições de outubro


Clique para Ampliar
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB) visita de quinta a sábado, mais seis municípios das regiões da Amunop e Amunorpi. Desde o término das eleições deste ano, em 5 de outubro, Romanelli tem visitado todos os municípios de sua base para agradecer ao apoio recebido de lideranças políticas e reafirmar compromissos. Desta vez, ele visitará os municípios de Congonhinhas, Cornélio Procópio, Santa Amélia, Jacarezinho, Guapirama e Uraí.

O deputado deixa a capital paranaense no final da tarde desta quinta-feira, dia 6, com destino a Londrina, onde desembarca, às 18 horas, no Aeroporto Governador José Richa. De lá, ele segue direto para Congonhinhas, onde se reúne com lideranças locais para agradecer aos votos conquistados na urna.

Sexta-feira, dia 7, Romanelli concede entrevista a uma emissora de rádio de Cornélio Procópio e, na sequencia, no mesmo município, encontra-se com o prefeito de Itambaracá, Amarildo Tostes. Às 11hs30, Romanelli visita Santa Amélia, onde participa de um almoço com vereadores e lideranças.

De lá, ele segue para Jacarezinho, onde mantém encontro com a ex-prefeita Tina Toneti. Às 17 horas, ele faz a entrega de uma Ambulância ao município de Guapirama, ao lado do prefeito Pedro Banzé.

Sábado, dia 8, a agenda do deputado Romanelli prevê entrevista a uma emissora de rádio procopense, caminhada pelas ruas do comércio de Uraí, almoço com lideranças em Cornélio Procópio e, finalizando a visita à região, o deputado participa do lançamento da internet e celular da Copel, às 16 horas, no Centro de Eventos de Cornélio Procópio, de onde retorna para Curitiba, às 18 horas.

Rapaz morre enquanto manuseava arma de fogo em Cianorte, diz polícia

Arma disparou e atingiu pescoço de jovem de 20 anos na quarta-feira (5).
Rapaz estava negociando a compra da pistola em um estúdio de tatuagem.


Rapaz morreu dentro de estúdio de tatuagem (Foto: Reprodução RPCTV Noroeste)
Um rapaz de 20 anos morreu após ser atingido por um tiro em Cianorte, no noroeste do Paraná, na quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Civil, o jovem estava manuseando uma arma em um estúdio de tatuagem e atirou contra o próprio pescoço. A pistola pertencia ao dono da empresa, que estava no local no momento do disparo. O tatuador de 27 anos foi preso em flagrante e levado para a cadeia pública de Cianorte. O corpo do jovem de 20 anos foi levado para o Instituto Médico-Legal de Cianorte.

Segundo o delegado Nilson Rodrigues da Silva, o dono da arma não tem registro ou porte legal de arma de fogo.“O tatuador disse que recebeu essa arma em troca de uma dívida e estava negociando a venda dela com o rapaz que morreu. Falou que não sabia que a pistola estava carregada. No entanto, essa história é confusa, pois na hora do crime a arma estava com cinco cartuchos intactos e um disparado. Por isso, precisamos investigar melhor essa história”, diz o delegado.
Peritos do Instituto de Criminalística de Maringá, no norte do estado, fizeram testes nas mãos do rapaz morto e do tatuador para descobrir se há resíduos de pólvora nas mãos dos envolvidos. “Só depois do resultado destes exames é que saberemos com certeza quem foi que atirou”, detalha o delegado.