O governador Beto Richa (PSDB) fecha o ano de 2013 como favorito às eleições de 5 de outubro de 2014. Todas as pesquisas de dezembro – nas pequenas, médias e grandes cidades do Paraná – apontam a liderança de Richa e também confirmam o aumento da sua popularidade. O último dado, divulgado pela Gazeta do Povo, revela que 71% dos paranaenses aprovam seu governo.
Richa recuperou seu prestígio desde agosto, quando sua popularidade chegou a 64%, menor índice desde o início do governo em janeiro de 2011. Em agosto passado, vários governadores e a própria presidente Dilma Rousseff (PT) perderam aprovação, como reflexo das manifestações de junho. Richa é o governador que recuperou, mais rapidamente, a popularidade no país.
Seu índice de aprovação chega a 75% no interior do estado – o que inclui as regiões Oeste, Norte, Sul, Sudeste, Sudoeste, Centro e Noroeste – e atinge 61% em Curitiba e região metropolitana. A avaliação de Richa sobe conforme o nível escolar dos eleitores. Entre os paranaenses com ensino fundamental, a aprovação é de 77%. Entre os eleitores que têm ensino superior, Richa é aprovado por 58%.
Também foram divulgadas as intenções de voto em duas grandes cidades do Estado – Londrina e Ponta Grossa – e Richa pontua com praticamente o dobro de votos do que sua principal oponente: a ministra da Casa, Civil, Gleisi Hoffmann, do PT. Em Ponta Grossa, Richa faz até 46,67% e Gleisi 25,33%. Em Londrina, o governo do tucano é aprovado por 62, 51%.
Os números gerais e os de Ponta Grossa e de Londrina são do Instituto Paraná Pesquisas que entrevistou 1.655 eleitores de 75 cidades entre os dias 12 e 16 de dezembro. Na pesquisa eleitoral, Richa oscila entre 42% e 46% dependendo do cenário e esses índices, se foram mantidos, consagram sua reeleição em 1º turno.
Outros dois institutos também apontam para o aumento da popularidade de Richa e provável reeleição em 5 de outubro de 2014. Em Londrina, o Instituto Multicultural/Rádio Paiquerê mostra a folgada liderança de Richa na disputa do Palácio Iguaçu. O tucano lidera com 32,5%, seguido de Gleisi com 13%, Ratinho Junior (PSC) com 11%, Osmar Dias (PDT) com 8,5%, Roberto Requião (PMDB) com 7,5%, Orlando Pessuti (PMDB) com 0,5%. Foram entrevistados 734 eleitores entre os dias 11 e 19 de dezembro.
Até o Datasonda, instituto de pesquisa ligado ao petismo, aponta a reeleição de Richa no 1º turno. Na consulta realizada em Cascavel, Richa lidera com 49,25%, seguido de Gleisi com 23,75%, Roberto Requião (PMDB) com 15% e Joel Malucelli (PSD) com 0,5%. Brancos e nulos somam 4,5%, não sabem 5% e apenas 1,5% vota em outro candidato. O Datasonda entrevistou 400 eleitores e margem de erro é de 4,1%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário