OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Plantio de soja começa lento no Paraná, diz Seab

Em uma semana, o Paraná tem máquinas e mão de obra para semear mais de 1 milhão de hectares de soja e milho, mas, nos últimos dias, principalmente devido às chuvas e ao frio, essa marca se limitou a 170 mil hectares. Os tratores e plantadeiras fizeram menos de 20% do trabalho que poderiam cumprir, num ritmo parecido com o de anos de seca. A maior parte das regiões já tem umidade suficiente para o cultivo, embora em localidades das regiões Norte e Noroeste ainda haja déficit hídrico.
Esse é o quadro expresso no relatório divulgado nesta quinta-feira à tarde pelo Departamento de Economia Rural (Deral). O documento aponta que o plantio de soja atingiu 2% e o do milho passou de 17% para 27% entre os dias 16 e 23 de setembro. Ou seja, o estado tem 100 mil hectares de soja e 190 mil mil de milho (com avanço de 70 mil) plantados — apenas 5% da área a ser dedicada a essas duas culturas.
Segundo os técnicos do setor, no entanto, não há efetivamente um atraso e ainda é possível inclusive superar o ritmo de 2012, quando faltou chuva no início do plantio mas toda a tarefa foi cumprida até o fim de novembro. Nos próximos dias, haverá semeadura em todas as regiões do estado, inclusive nas que estão sendo liberadas agora pelo zoneamento agroclimático oficial.
Mais soja
O Deral soltou também nova estimativa de intenção de plantio, que aumentou levemente a expansão da soja e o recuo do milho. A oleaginosa ganhou 12,8 mil hectares extras e agora está com 4,86 milhões de ha. O cereal perdeu 11,6 mil e agora tem 699,19 mil ha.
Mil hectares abocanhados pela soja saíram do feijão, que perdeu 1,6 mil ha e não deve avançar tanto, detendo-se a 229,27 mil ha. Em relação ao ano passado, a área de plantio cresce 4% na soja e 7% no feijão e encolhe 20% no milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário