OUÇA - TERRA NATIVA 1360

terça-feira, 31 de julho de 2012

PREFEITO DE LONDRINA BARBOSA NETO É CASSADO


Pela segunda vez na história, Londrina tem um prefeito cassado. Com 13 votos a favor, dois contra e três abstenções, Barbosa Neto (PDT) perdeu o mandato como chefe do Executivo. 


A sessão de julgamento começou às 9h de segunda-feira (30) e, exatas 12 horas depois, teve seu desfecho com uma rápida votação em que o "sim" predominando, pondo fim a dois anos e três meses de um mandato marcado por escândalos e uma série de investigações por parte do Ministério Público. 

Durante todo o dia, a defesa de Barbosa entrou com uma série de pedidos na Justiça para tentar cancelar ou suspender a sessão de julgamento. No final da tarde, quando parte do processo era lido, as tentativas se intensificaram. Em vão. 

Nas galerias, manifestantes pró e contra Barbosa se expressavam com palmas, vaias, cânticos e, por diversas vezes,o presidente do Legislativo, Gérson Araújo, teve que intervir para conter a ordem. 

Barbosa só apareceu na Câmara por volta das 19h40. Ele deu início à defesa evocando um texto bíblico e dizendo que Deus o tinha colocado no cargo de prefeito. Durante a argumentação, tentou imputar a culpa do contrato com a Centronic ao vereador e ex-secretário de Gestão Pública Jacks Dias (PT). 

Ao final do discurso, pareceu reconhecer a derrota ao mandar um recadoaos vereadores. "Nos encontramos por aí". 

Barbosa deixou o plenário assim que o resultado foi anunciado, e não falou com a imprensa. Com a derrota, o ex-prefeito perde os direitos políticos pelos próximos oito anos, e está fora pela disputa à reeleição. 

A partir do momento em que o resultado da votação for encaminhado à Justiça, Londrina tem um novo prefeito: José Joaquim Ribeiro (PSC), que foi alijado da prefeitura pelo próprio Barbosa, alegando divergências políticas e de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário