OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 8 de março de 2013

ROTARY CLUBE DE ASSAI REALIZOU REUNIÃO COM O TEMA “SEGURANÇA” EM ASSAÍ


Aconteceu ontem, na cidade de Assaí, uma importante reunião com os principais envolvidos no tema, além de imprensa e convidados, para se discutir e se chegar a caminhos , para tentar ou pelos menos, diminuir a criminalidade que vem preocupando toda a população de Assaí região.

A diretoria do Rotary Clube de Assai, através de seu Presidente, Sr. Júlio Akira Koyama, com a presença do Governador do Distrito, Sr. Antonio de Alencar, conduziu a reunião, ouvindo os principais envolvidos na Segurança do Município.

Primeiro falou o Sr. Paulo Martins, representando não só os empresários, mas toda a comunidade, que pediu explicações das autoridades do aumento gradual da criminalidade na cidade e passou a palavra para as autoridades competentes.

Em seguida, foi ouvido o Dr. Antonio Maurílio Avelar, Delegado aposentado, que atualmente é o Secretário de Segurança e Cidadania de Assaí, que também estava representando o Prefeito Luiz Alberto Vicente, em viagem para Curitiba.

Dr. Maurílio apresentou as ações que estão sendo introduzidas em bairros que são considerados áreas de risco na cidade, como os Projetos “Circo” e Capoeira na Vila Nova Esperança, na intenção de tirar as crianças e adolescentes da rua, que segundo ele, vai ajudar a encaminhar as crianças para participar de esportes e lazer, mudando a mentalidade e tirando os mesmos das mão dos traficantes principalmente.

Em sua área de atuação, em parceria Prefeito Luiz Mestiço e governo, foi possível, segundo ele, através se expedição de mandados de busca e apreensão, fazer o internamento dos menores infratores que estavam afrontando a comunidade e desafiando a Polícia Militar.

Citou a criação da Guarda Municipal no Município, que deve ser a novidade em termo de segurança na cidade, com a contratação de 12 homens, ajudando no patrulhamento , sendo custeado pelo Ministério da Justiça.

Mais dois projetos do Prefeito Luiz Mestiço, segundo o Dr. Maurílio, serão colocados em prática, o “Mulheres da Paz” e o “Protejo”, que atuarão na proteção de jovens em situação vulnerável. Foi citado por ele também, a participação de Assaí, no Consórcio da Região Metropolitana, o “Cismel”.

Na sequencia, foi apresentado pelo Capitão Edivaldo Vieira, Comandante da 3ª CIA DE PM,  o cronograma do trabalho da Polícia Militar, com seu efetivo, viaturas e toda a estrutura que fica à disposição da comunidade, onde ele explicou que a 3ª CIA de Polícia Militar tem sua sede em Assai, mas que atua em mais oito municípios.

Que apesar de estar de férias, nos momentos difíceis em que passou a cidade, com mortes, roubos e assaltos, assim que retornou, teve que fazer um trabalho mais forte em Jataízinho, que estava passando por momentos terríveis nas mãos de bandidos, e que essa região também acaba atingindo Assaí, porque quando a Polícia Militar age com mais rigor em Ibiporã e Jataízinho, os meliantes acabam se instalando ou se transferindo para Assaí.

Cap Edivaldo Vieira comentou que a Polícia Militar é que faz o primeiro confronto e que o seu objetivo é tirar de circulação o meliante, e que existem os “picos” de aumento da criminalidade e que atualmente tem sido feito um trabalho forte para atender os crimes contra o patrimônio, principalmente na questão de roubos e assaltos.

Apresentou o balanço do trabalho da Polícia nestes primeiros dois meses, onde os bandidos que assaltaram uma farmácia e roubaram um taxistas, com o trabalho da Polícia Militar da região, acabaram caindo na prisão.

Acrescentou que a PM sabe os pontos críticos do tráfico de drogas e que trabalha com informações, através de denuncias anônimas  e que com veículos descaracterizados e Policiais à paisana, conseguem chegar aos bandidos. Mas que as pessoas da comunidade não podem ter medo de denunciar, já que esse trabalho é de extrema necessidade para o bom desenvolvimento das investigações e prisão desses elementos envolvidos com delitos na cidade.

Finalizando, o Capitão Edivaldo Vieira, confirmou que recebe ainda nesta semana, mais dez  policiais para atuar na 3ª Cia, mas que porem, desses, apenas dois ficarão em Assaí e oito irão atuar nas cidades que compõem a 3ª Cia.

O Sr. Marco Antonio Fuzinato, Presidente do Conselho de Segurança de Assaí, foi o seguinte a participar, e colocou para os presentes, toda a atual situação de sua pasta, falando do Projeto Social que está sendo desenvolvido em parceria com Instituto Santa Paula, na região da Vila Nova Esperança, com a reforma de um Barracão para lançar projetos sociais, tirando a criança da rua, mas que não está tendo o apoio da comunidade e autoridades nem na coisa mais simples que é a distribuição de panfletos de orientações para as famílias e população em geral.

O Sr. Marco Antonio apresentou alguns problemas que dá para resolver, como tirar as crianças das ruas em horários impróprios, brigar para conseguir mais policiais, se fazer trabalhos sociais, instalar com seriedade o DISK DENÚNCIA, já que o panfleto traz essa recomendação, mas que o povo de um modo geral não se mobilizou e que percebe que tem pessoas querendo fazer alguma coisa, mas que a maioria só pensa em criticar. Comentou que a Polícia Militar infelizmente não tem a quantidade de policiais necessários e que as ações da PM tem que ter continuidade.

O Vereador Flavinho do Ônibus representou a Câmara de Vereadores, estando presente na ocasião alguns Vereadores, e relatou que seus companheiros estão à disposição de todo o seguimento da sociedade que desejam que a segurança seja boa. Que vão procurar, através de suas ações no Legislativo, se empenharem ao máximo, para poderem dar a sua contribuição no que for possível.

O Policial Isael, do Proerd, também esteve presente, e ao ser dado a palavra, também se colocou à disposição, inclusive no sentido de distribuir em seu curso que é dado para as crianças da Rede Municipal de Ensino, os panfletos que foram impressos pelo Conselho de Segurança de Assaí.

O Delegado da cidade, Dr. Flávio Junqueira, também falou de seu trabalho junto à Policia Civil, quer seja na Delegacia ou na questão da sequencia do trabalho da Polícia Militar. Citou que a Pol Civil está defasada de investigadores, que conta com apenas quatro Policiais, que se alternam no trabalho, mas que não atuam onde deveria, que era na área de investigações e sim cuidando dos detentos.

Comentou que o necessários, seria que os detentos fossem vigiados pelos AGENTES DE CADEIA, liberando os Investigadores para fazer o seu trabalho de investigação.

Apresentou os números deste ano, com parceria do Prefeito Luiz Alberto Vicente e Governo do Estado, onde conseguiram encaminhar “Nove” adolescentes infratores para o SENSE,tirando os da situação de serem apreendidos e depois de cinco dias ser obrigado a coloca-los novamente na rua.








Fechando a reunião, aconteceu a participação da JUIZA DA COMARCA, DRA. SÔNIA LEIFA, que depois de toda a explanação dos problemas e ações de sua alçada, encontrados na cidade, falou que todos os MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO FORAM EXPEDIDOS para ajudar o trabalho das Policias e que o mal maior de todos os problemas seria principalmente a questão das “DESESTRUTURAÇÕES  DAS FAMÍLIAS. Um problema segundo ela, não só de Assaí, mas que de todo o país.

fonte:tribunadeamoreira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário