OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Com o lema  “Vamos cuidar do Brasil” e discutindo uma das principais preocupações ambientais e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a sociedade civil organizada, autoridades e professores e estudantes do curso técnico em meio ambiente, apresentaram propostas na Conferência Municipal de Meio Ambiente.
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) no auditório do Colégio Barão do Rio Branco e contou com a presença da secretária de Assistência Social Olga Tanno , da Secretária de Cultura Cida Maria, secretário de Segurança Maurílio Avelar, secretário de Agricultura Luiz Shirai, da diretora do departamento de Meio Ambiente Céria Hashimoto e dos vereadores Flavio Jose de Amorin e Diego Viana.
O palestrante Raimundo Maia Campos Júnior da Secretaria de Meio Ambiente – Sema Londrina discursou sobre os eixos temáticos, destacando que o objetivo da conferência  é construir soluções para evitar o desperdício, reduzir  a produção de lixo e  gerar renda, para tornar a cidade mais limpa e agradável para viver.
Após a palestra os participantes se dividiram em quatro grupos para discutiram os seguintes eixos : Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental, apresentando as seguintes propostas:
Eixo 1: Produção e Consumo Sustentáveis – Propor a reeducação do consumidor por meio da mídia; Campanha nas empresas para mobilização acerca da produção e consumo sustentáveis; Criar metodologias para distribuição de panfletos com o apoio da sociedade civil; Criar um sistema local para a coleta seletiva de lixos eletrônicos com o apoio do poder público municipal.
Eixo 2: Redução dos Impactos Ambientais – Criação de um prêmio municipal ( concurso de redação e paródias) que foque a redução de resíduos e boa pratica; Incentivo fiscais municipais para atividades comerciais sustentáveis; Implementação de uma central municipal de compostagem e distribuição de adubos orgânicos; Definição de dias “D” municipais regulares para recolhimento de resíduos de logística reversa; Criação de uma cooperativa municipal de ação ambiental  (conscientização, capacitação e geração de renda).
Eixo 3: Geração de Emprego e Renda – Criar o Dia do Reciclador na semana do meio ambiente; inclusão da proposta  “ Ser Reciclar” por um dia na proposta pedagógica do curso técnico em meio ambiente; Conhecer o trabalho dos recicladores para conscientização da separação adequada de resíduos; Estágio com recicladores 9 da associação) para os estudantes do curso técnico em meio ambiente; Legalização jurídica dos recicladores.
Eixo 4: Educação Ambiental – Capacitação: palestras, oficinas e mobilizações, envolvendo associações de bairros, igrejas e escolas; Estruturar a Secretaria de Meio Ambiente; Sensibilização interna para dar destino correto ao lixo; Sensibilização para os 3Rs “ Reduzir, Reutilizar e Reciclar”; Atualização do Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma participativa.
Ao final foram eleitos os delegados que estarão representando Assaí na Conferência Macro Regional ainda este mês e na  Estadual no mês de setembro em Foz do Iguaçu.
“É importante essa  participação da população para discutirmos sobre o meio ambiente que é de interesse de todos. Foram definidas as principais propostas relacionadas aos resíduos sólidos e os nossos delegados estarão representando nossa cidade na Conferência Estadual”, comenta a diretora de Meio Ambiente Céria Hashimoto.

Exiba DSC_6893.JPG na apresentação de slides
Baixar
Exiba DSC_6894.JPG na apresentação de slides
Baixar
Exiba DSC_6901.JPG na apresentação de slides
Baixar
Exiba DSC_6907.JPG na apresentação de slides

Nenhum comentário:

Postar um comentário