OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cooperativa Integrada e Governo do Paraná lançam programas para melhoria nas pulverizações de agrotóxicos

A Cooperativa Integrada, Secretaria da Agricultura do Paraná e Emater/PR acabam de lançar o ‘Projeto Mais’ e a etapa estadual do programa ‘Acerte o Alvo’, duas iniciativas que buscam capacitar profissionais da assistência técnica e produtores rurais de todo o Paraná para garantir a excelência na aplicação de agrotóxicos. O evento de lançamento contou com a presença do Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, além do corpo técnico da Integrada e lideranças de instituições de pesquisa e extensão rural de todo o Estado.

O Acerte o Alvo surgiu em 2004, em Londrina, devido problemas com a deriva de agrotóxicos na região. Agora, o programa será levado para todos os municípios paranaenses. “O programa surgiu da união de diversos elos do setor produtivo. O objetivo de todos é ter mais qualidade nas pulverizações para que o problema da deriva seja resolvido em curto prazo”, explica Nelson Harger, coordenador estadual de Grãos do Emater e articulador do programa.

O evento de lançamento dos programas também homenageou os gestores iniciais do Programa Acerte o Alvo, entre eles o gerente Técnico e de Insumos da Integrada, Seisuke Ito.  Após o lançamento, os mais de 300 participantes do evento puderam visitar no campo estações demonstrativas sobre tecnologias de aplicação e destinação correta de embalagens de agroquímicos. 

Projeto Mais

O Acerte o Alvo é um programa do Governo do Paraná que vai abrigar e dar suporte para todas as ações e projetos da iniciativa privada. A Integrada é pioneira neste sistema de parceria e participa do Acerte o Alvo desde a implantação do programa em londrina, dez anos atrás.

Agora, a cooperativa dá mais um passo com o lançamento do Projeto Mais, que busca reduzir o problema da deriva e garantir para os 7 mil cooperados mais qualidade e mais eficiência em suas pulverizações, além de facilitar o acesso a equipamentos e tecnologias modernas de aplicação. 

“A Integrada vai oferecer treinamento para os agricultores e também para os mais de 90 engenheiros agrônomos e técnicos da cooperativa”, explica Irineu Baptista, gerente técnico da Integrada. 

Ele ressalta que a melhoria nas aplicações resulta em mais qualidade para o ambiente e para a rentabilidade dos produtores. “Quando melhoramos as aplicações, é possível reduzir a carga dos produtos utilizados, contribuindo para reduzir os custos de aplicação e mantendo a qualidade ambiental e a saúde de to
dos”, diz.
http://www.integrada.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário