OUÇA - TERRA NATIVA 1360

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

4º PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA APREENSAÕ DE PÁSSAROS NA CIDADE DE ANDIRÁ;


A Polícia Militar Ambiental do 4º Pelotão, com sede em Jacarezinho, durante as atividades fiscalizatórias na região do Município de Andirá – Pr, especificamente na Rua Tupinambás, veio a, equipe de serviço, observar que na residência do Sr. A. L. G. S., havia alguns pássaros silvestres nativos. Após entrar em contato com o Sr A. L. G. S., foi permitida aos Policiais Ambientais à entrada no terreno para efetivar uma fiscalização, e ao observar, puderam constatar que estas aves estavam em cativeiro, entretanto, o Sr. A. L. G. S. possuía Cadastro junto ao Sistema de Criadores Amadoristas de Passeriformes, SISPASS, sob o registro no Cadastro Técnico Federal, n° 226958, contudo esta relação de pássaros estava vencida, além do que, no local foi presenciado várias irregularidades, tais como: anilhas adulteradas (maiores do que prescreve a lei), pois fora utilizado dos meios adequados, paquímetro, para a devida medição, das anilhas, e ainda, muitos dos pássaros apresentavam estado bravio, além de não possuírem as devidas anilhas.
E todos estes pássaros foram devidamente encaminhados para uma consulta médica veterinária, para depois serem soltos em um habitat apropriado. Foram postas em liberdade 44 aves silvestres nativas, dentre elas havia trinca-ferro, sabiá laranjeira, bigodinho, papa capim, azulão, canário da terra, pintassilgo. Também foram realizada a destruição de 24 gaiolas.
O Comandante do Pelotão Ambiental de Jacarezinho, Tenente Wolski, orienta que “as pessoas que queiram criar pássaros silvestres, em suas residências, com o fins comerciais, deve ser seguida a Instrução Normativa n° 169-2008- Ibama, e se a intenção é a de criação amadorista, para a transferência de pássaros entre criadores, façam os seus cadastros no Sistema de Criador de Passeriformes Amadorista, conforme Instrução Normativa 10-2011-Ibama., e além disso, que estas aves estejam devidamente anilhadas e documentadas.
1° Ten. Alesandro Luis Wolski,
     Cmt do 4° Pel da 2ª Companhia BPMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário