OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DIA 21 DE OUTUBRO PRÓXIMO



Em onze dias começa mais uma vez o horário brasileiro de verão. No dia 21 de outubro, a partir da meia noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Em sua 38° edição, o horário de verão já passou a fazer parte do calendário de doze estados, inclusive do Paraná, e desde 2008 tem data fixa para início e término, sendo sempre a partir do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Nesta edição, o horário de verão será até 17 de fevereiro de 2013.
A medida é para reduzir a demanda de energia nos períodos em que o consumo é mais intenso, como das 18h às 21h. No ano passado, o horário de verão representou uma economia de energia de 4,6%.
O consumo de energia no mundo todo é uma questão que aflige os governantes, pois as reservas naturais já não são como antigamente e o este consumo está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.
No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário de verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário