OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Surto de raiva em bovinos preocupa cidades do norte do PR.

Os primeiros focos de raiva foram identificados no final de dezembro na cidade de Primeiro de Maio, com a morte de dois animais. Nesta quinta-feira (19), técnicos do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) confirmaram a existência de nove focos da doença na região norte do Paraná: três deles em Primeiro de Maio, um em Bela Vista do Paraíso, outro em Sertanópolis e quatro no município de Florestópolis. 


Para conter o surto da doença, o veterinário da Seab, Antônio Aparecido Reis, contou que os criadores de gado já foram notificados para vacinar o rebanho. "Traçamos um raio de 12 quilômetros em torno do foco e começamos espalhar a notícia. Em Bela Vista, por exemplo, mais de 200 bovinos já foram vacinados", disse em entrevista à rádio CBN Londrina. 

As vacinas devem ser adquiridas pelos proprietários rurais. Cada dose custa R$ 0,65. São necessárias duas vacinações para garantir a cura da doença em bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Até agora, nove animais morreram com a doença que, segundo Reis, não possui tratamento. Ele orientou que os produtores precisam manter distância dos animais doentes. 

Por enquanto, não há registro da doença entre os moradores do norte do estado. Mas, para evitar a ocorrência destes casos, a Vigilância Sanitária de Bela Vista do Paraíso vai dar início a uma campanha de vacinação voltada a cães e gatos domésticos. 

A carne dos animais contaminados não pode ser consumida.


Fonte: CBN Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário