OUÇA - TERRA NATIVA 1360

domingo, 26 de maio de 2013

Confira quem é quem na série A do Campeonato Brasileiro

Fluminense
Começamos esse raio X do Brasileirão 2013 com o atual campeão. O Fluminense que tem o técnico Abel Braga como alicerce da equipe vai ter que se dividir  entre Libertadores e o Brasileirão. Experiente o tricolor carioca segue com o patrocinador forte, fato que coloca mais uma vez o time como um dos favoritos para levar a taça esse ano.
No ataque o goleador Fred, ídolo da torcida é  certeza de gols, e atrás a experiência de Diego Cavalieri,  dá a segurança devida ao torcedor que está cheio de boas expectativas  nesse brasileirão.

Atlético Mineiro
Outro time que pode que também é favorito é o   Galo. O Atlético Mineiro  foi o primeiro campeão brasileiro em 1970, de lá pra cá chegou poucas  vezes na reta decisiva do Brasileirão, mas essa história pode mudar esse ano. O time que está encantando a torcida acaba de conquistar o Campeonato Mineiro em cima do rival Cruzeiro, e na Libertadores há quem aposte que estará na final.Gaúcho é a estrela, Bernard a revelação. Um time esperiente que pode sair esse ano da longa fila.

Corinthians
O atual campeão do mundo é outro forte candidato a conquista do Brasileirão. Nomes como: Alexandre Pato, Paulo Guerreiro e Paulinho colocam respeito nos adversários, mas a o ponto forte do time além da torcida que lota os estádios é a comissão técnica, principalmente o técnico Ademar Back, “Tite” já mostrou que sabe muito bem que sabe administrar um elenco milionário e tem tudo para dar ao time o seu sexto título na competição.

Grêmio
Um dos melhores elencos da competição, o Grêmio, também entra como favorito na disputa nacional, principalmente depois da queda na Libertadores. Os altos investimentos nas contratações do técnico Vanderlei Luxemburgo e dos jogadores Elano, Zé Roberto, Dida, Vargas e principalmente de Hernam Barcos vai colocar ainda mais pressão pra cima do elenco do tricolor gaúcho que venceu a competição em 1981 e 1996.
Candidatos a vaga na Libertadores ou Copa Sul-Americana:

Cruzeiro
A primeira conquista da Raposa foi em 1966 quando o Campeonato ainda não era chamado de Brasileirão, mas esse ano o clube comemora 10 anos de sua segunda conquista e isso já está incomodando o torcedor. Como a rivalidade é grande em Mina, a diretoria quer o título da competição ou que pelo menos o time fique fique a frente do Atlético. O técnico Marcelo Oliveira fez um bom trabalho no Coritiba e teve uma rápida passagem pelo Vasco no ano passado. Ele acredita que o elenco é experiente e pode ir bem na competição. Dagoberto, Borges e o goleiro Fábio são alguns dos jogadores mais conhecidos da raposa.

Botafogo
Campeão Brasileiro de 1995, E ATUAL CAMPEÃO CARIOCA, O Botafogo entra na edição desse ano em busca do bicampeonato, confiante em seu elenco e no bom início de ano até o momento. Comandado pelo craque holandês Clarence Seedorf, o time comandado por Osvaldo de Oliveira, pretende usar a força de um elenco que mescla experiência e juventude para conquistar o tão sonhado título. Para isso, a equipe precisará superar a falta de um estádio fixo no momento para a disputa de seus jogos no Rio de Janeiro e também a fama de não conseguir se impor nos momentos importantes do campeonato.

Internacional
O maior campeão estadual do Rio Grande do Sul tem um elenco e tanto, mas quando o assunto é conquista no Brasileirão, o teorcedor do colorado vem sofrendo há anos. Três vezes campeão Brasileiro na década de 70. O Inter aposta no técnico Dunga, que por sinal vai comandar um time pela primeira vez na competição. O homem gol é Leandro Damião e o cérebro do time é o argentino D'alessandro.

Flamengo
Cinco vezes campeão brasileiro, o Flamengo, clube de maior torcida do Brasil ainda passa por uma grande reformulação, principalmente interna. O presidente Eduardo Bandeira de Melo adotou a politica de pés no chão, as dívidas da administração anterior ainda assombram o clube da Gávea. O treinador é mais um ídolo da torcida. Jorginho foi um dos melhores laterais da gávea, mas agora como treinador tem a difícil missão de ajustar o time que foi mal no campeonato carioca. O elenco aposta na mistura entre jovens como Matheus e Adrya e atletas experientes como o goleiro Felipe e o recém contratado Marcelo Moreno.

São Paulo
Uma equipe milionária e com ótimos jogadores, no papel é claro, pois dentro de campo a equipe do também pressionado Ney Franco  tem que mostrar uma resposta ao torcedor que ficou decepcionado com as eliminações no campeonato Paulista e principalmente na Libertadores. Reforços modestos como Roni e Caramelo já chegaram, o que é pouco para os padrões da equipe do Morumbi. Esse Brasileirão deve ser o último na carreira co goleiro e capitão Rogeério Ceni, aos 40 anos, é com uma linda história no clube, Ceni pretende se despedir com o título. 


Disputam vaga na Copa Sul-America e devem se manter na elite:

Coritiba
Tricampeão paranaense o Coxa Branca não quer nem pensar em voltar para a segunda divisão. No ano passado o time terminou a competição na modesta 13 colocação. O técnico Marquinhos Santos é pouco conhecido, mas ele conta com jogadores experientes que vão ajudar o Coxa, como por exemplo o maestro e ídolo Alex. O meia está em boa forma e será o líder do Coritiba na competição.

Ponte Preta
A Ponte Preta vem de um bom campeonato Paulista, a equipe de Campinas terminou a primeira fase na terceira colocação, mas acabou caindo nas quartas de final para o Corinthians. No último domingo, a Macaca se sagrou campeã do interior, após bater o Penapolense. Sem perder nenhum dos seus principais jogadores, que estavam sendo desejados pelos times grandes, o time do técnico Guto Ferreira tem a expectativa de fazer um bom campeonato e ficar entre os 10 primeiros da competição

Santos
Graças a unificação dos títulos o Santos é hoje o maior vencedor do Brasileirão na série A com oito títulos.
O fim da era Neymar deve mesmo chegar ao fim, mas o que preocupa também o torcedor é a brusca queda de rendimento que o time vem tendo, contratações em apostas e outras que não deram certo praticamente tiram o Santos da briga pelo título. Os mais pessimistas falam em “fugir do rebaixamento” Mas será que o técnico Muricy Ramalho ( hoje o treinador em atividade que mais conquistou a competição) vai ajustar a equipe? Além de Neymar o goleiro Rafael que foi bem no Campeonato Paulista é o outro destaque da equipe santista

Goiás
O Goiás vem em ascensão desde o ano passado com a conquista da Serie B. Além disso, o clube goiano acaba de se consagrar bicampeão estadual, conquistando o seu 24º título e, aumentando assim, o seu status como maior campeão do Estado de Goiás. Neste ano, o clube completa 70 anos de existência e promete dar trabalho aos grandes times do país. O treinador da equipe será Enderson Moreira que já trabalhou nas seleções de base.

Vitória
Depois de liderar a série B e perder o título nas rodadas finais de 2012, o rubro-negro baiano voltou para a elite do futebol brasileiro com a quarta vaga. Apesar de terminar a segundona em má situação com o torcedor, o Leão da Barra manteve basicamente o mesmo elenco de antes. Com a ajuda do artilheiro Marcelo Nicácio e do bom goleiro Deola, o Vitória garantiu mais um título do Campeonato baiano neste ano, além de aplicar uma goleada sobre os rivais do Bahia no primeiro jogo da grande decisão. A equipe que foi vice-campeã nacional em 1993 estreia a série. O experiente Técnico Caio Júnior acredita que sua equipe pode ir longe na competição
Lutam para não cair:

Bahia
Com uma das torcidas mais apaixonada do Brasil, o Bahia chega ao Brasileirão para evitar uma campanha desastrosa e se manter na elite do futebol nacional. Campeão brasileiro em 1959 e 1988, o tricolor passa por uma grande crise. Eliminado precocemente da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o clube ainda sofreu com goleada por 7×3 diante do rival Vitória na final do Estadual. Ex- treinador do Vasco, Cristóvão Borges assumiu o comando da equipe que corre contra o tempo para não passar vergonha na competição.

Criciúma
É mais um campeão estadual que participa da competição. O tigre foi vice campeão da série B em 2012 e volta à elite nacional após 9 anos. O treinador é o experiente Osvaldo Alvarez, o “Vadão” que sabe do a diferença que o torcedor pode fazer nas partidas disputadas em casa. A folha salarial é uma das mais baixas da competição.

Atlético Paranaense
O furação está de volta! Terceiro colocado na série B do ano passado o Atlético Parananense que perdeu o estadual para o Coritiba, quer pelo menos fazer uma campanha melhor que o rival paranaense. Comandado por Ricardo Drubscky, o furacão que já venceu a competição em 2001 conta com o experiente Paulo Baier no elenco.

Náutico
Fora das finais do campeonato pernambucano, e décimo segundo colocado da competição em 2012, o Náutico Capibaribe também tem que abris os olhos nesse brasileirão. Silas é o técnico da equipe que tem jogadores experientes como Rodrigo Souto e Martinez por exemplo.

Portuguesa
A equipe escapou o ano passado do rebaixamento na reta final da competição. Com um elenco limitado conquistou a segunda divisão estadual, porém a falta de contratações podem colocar a Lusa como forte candidata ao rebaixamento. O próprio torcedor está desconfiado. Nomes como o experiente meia Souza e Correa integram o elenco da Lusa.
O argentinho Cañhete é o reforço de peso do time.

Vasco da Gama
Quem diria que a equipe tetracampeã brasileira pode voltar para a segundona. Acredito que esse brasileirão será muito difícil para o torcedor time da colina. O Vasco fez um péssimo campeonato estadual e ainda sofre com salários atrasados, falta de investimento no clube e contratações de peso. Depois de anos no chamado mundo Árabe, Paulo Autuori retornou para ajustar o time. Quinto colocado no ano passado, o Vasco de hoje está bem modificado e deve superar muitos problemas. O atacante André veio do Santos e no ataque vai jogar ao lado do rápido Éder Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário