OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Detran de Londrina tem o maior índice de reprovação do Para


Em 2012, 55% dos candidatos que fizeram os exames práticos
 para a carteira de habilitação foram reprovados

Mais de 55% dos aproximadamente 19 mil candidatos que realizaram exames práticos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CHN) em Londrina em 2012 foram reprovados. Foi o maior índice de reprovação registrado em todo o Paraná no ano passado. Em 2013, até o mês de abril, 5,7 mil exames foram agendados em Londrina, dos quais 52,12% terminaram em reprovação. É o terceiro maior índice do estado, atrás apenas de Coronel Vivida (55,25%) e Ponta Grossa (52,45%).
O chefe do Detran Londrina, Márcio Sandoval, diz que não há uma explicação para tantas reprovações. Segundo ele, os exames realizados na cidade seguem os mesmos critérios de avaliação das demais cidades do estado. “Em todo o Paraná, o exame é aplicado da mesma forma”, garante.
Quem acompanha a rotina dos exames, no entanto, percebe um rigor exagerado nas avaliações e cobranças de erros muito pequenos. “É como se estivessem engessados. Não relevam detalhes bobos, mesmo vendo que a pessoa está dirigindo bem”, afirma a diretora de ensino da autoescola Paraná, Maria Aparecida Fudolli.
Para ela, o fato de Londrina ter um trânsito bastante complicado pode ser o fator que eleva o número de reprovações na cidade. “Nosso trânsito é caótico e os alunos realizam os exames em regiões bastante movimentadas. Certamente é diferente do exame realizado em cidades menores, com trânsito tranquilo”, sugere.
O gerente e instrutor da autoescola Santana, Robson Santana, não acha que os critérios aplicados na avaliação sejam injustos. Segundo ele, as reprovações são sempre justificadas. “Os examinadores são bem justos e ninguém é reprovado sem saber o porquê”.
Para ele, na maioria das vezes, as reprovações são resultado do despreparo do candidato, que decide fazer o exame prático ao completar o número mínimo de aulas. “O aluno faz as 20 aulas e, por lei, já pode fazer o exame. Mas nem sempre ele já tem condições”, pondera.
Reprovado
Quem é reprovado, no entanto, nem sempre concorda com a posição do examinador. O filho de Nelson Ristow foi reprovado pela segunda vez na semana passada. No primeiro exame, ao refazer a baliza que ficou incorreta, o candidato teria ultrapassado o tempo limite. “Foram quatro ou cinco segundos e o examinador não perdoou”, conta Ristow.
No segundo exame prático, a baliza foi feita corretamente já na primeira tentativa, segundo ele. Sem explicar por que, o examinador pediu que a manobra fosse refeita. “Aí, ele ficou nervoso e não conseguiu fazer e, nesse caso, foi injusta a reprovação. O instrutor até discutiu com o examinador porque a baliza estava certa”, argumenta o pai.
Para Ristow, o alto índice de reprovação mostra que ou os critérios de avaliação são muito rígidos ou as autoescolas não estão preparando os alunos direito. “Eles ensinam a tirar carteira, não a dirigir com o trânsito que temos aí”, avalia.
Ranking 
Cidades que mais reprovaram em 2012
Municípios índice de reprovação total de testes realizados
Londrina 55,57% 33.759
Apucarana 53,15% 9.167
Ponta Grossa 51,92% 22.962
Faxinal 50,63% 3.421
Porecatu 50,49% 1.226
Colombo 50,45% 119.984
São José dos Pinhais 50,22% 125.343
Curitiba 49,87% 248.936
Média estadual 46,15% 1.110.274

Nenhum comentário:

Postar um comentário