OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sábado, 25 de maio de 2013

Secretário testa kart projetado por estudantes

A construção do kart cross mostra que o Instituto Federa
l do Paraná está formando alunos empreendedores
 e eficientes", destacou Luiz Claudio Romanelli
Jacarezinho — A criação de um kart cross por alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Jacarezinho, está chamando a atenção de todo o Norte Pioneiro, desde estudantes, empresários e até autoridades do governo. Recentemente, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli, visitou o campus do IFPR em Jacarezinho e conheceu o novo veículo, ocasião em que fez um test drive numa "pista de teste adaptada" localizada dentro da unidade. 

Romanelli aprovou o veículo e destacou que a construção dele mostra a qualidade e eficiência do ensino técnico profissionalizante ofertado pela instituição. "A construção de kart cross mostra que o Instituto Federal do Paraná está formando alunos empreendedores e eficientes", destaca. 

A iniciativa do projeto foi do professor–mestre Márcio José Kloster, com objetivo de inovar o ensino técnico profissionalizante e formar estudantes criativos e capazes de influenciar o mercado de tecnologia. Fugindo do ensino habitual, sem deixar de lado a transmissão de conhecimento que é comum a todo professor, Kloster iniciou o projeto Kart Cross, que visa a construção de um veículo pelos próprios estudantes do Ensino Técnico da instituição. A proposta não é somente envolver os estudantes de Eletromecânica, mas de vários outros cursos, como Informática, por exemplo. 

O Kart Cross foi criado com peças sucateadas, que foram doadas por algumas empresas de Jacarezinho e região. Segundo professor, a proposta não é utilizar peças novas, mas, sobretudo criar essas peças e, em alguns casos, recuperar algumas que ocupavam espaço em ferro velho, mas que não tinham nenhuma serventia. O projeto também é idealizado pelo professor–doutor Leonardo Carmezini e conta com a participação dos alunos Hélio, Giovanni, Victor, Gabriel, Wallasan, Pedro Gabriel, Leonardo e Vinícius. 

Kloster comemora o fato de que alguns alunos tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho depois de trabalhar nesse projeto. Alguns, inclusive, até concluíram o curso, mas foram inseridos em empresas da área, o que, para o professor, é motivo de orgulho. "Sei que estou ajudando a formar não apenas profissionais para o mercado de trabalho, mas agentes de transformação do mundo em que vivemos", comemora o professor. 

Projeto
O projeto Kart Cross não tem prazo determinado para conclusão. Pelo contrário, a ideia é montar e desmontar tantas vezes quantas necessárias para instalar novos equipamentos ou criar novos mecanismos de locomoção. 

Dentre os objetivos gerais do projeto estão a implantação de um laboratório de excelência em metal mecânica no campus Jacarezinho que sirva de modelo aos demais e que possibilite a sua utilização multicampus e o intercâmbio entre estudantes. 

"O projeto Kart Cross visa a construção de um veículo apropriado para competições. Por isso, o projeto permanente, buscando atualizações tecnológicas para o aprimoramento contínuo dos alunos e do veículo", enfatiza o professor Kloster.
http://www.folhaweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário