OUÇA - TERRA NATIVA 1360

domingo, 27 de novembro de 2011

Richa recebe novo comandante da PM e pede integração e humanização.

O coronel Roberson Luiz Bondaruk assume o comando geral da Polícia Militar com a missão, recebida do governador Beto Richa, de humanizar a corporação e integrar a ação com a Polícia Civil. Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, Bondaruk foi recebido nesta sexta-feira (25) pelo governador, no Palácio das Araucárias. A posse oficial está programada para a semana que vem. 
De acordo com o secretário, Richa determinou ao novo comandante geral que consolide a atuação da polícia junto à comunidade, de forma a restaurar a confiança da população e sua percepção de segurança. Bondaruk, que foi um dos precursores da Polícia Comunitária no Paraná, terá que reduzir o tempo de resposta policial às chamadas da comunidade, fortalecer a corregedoria da PM e cuidar da recomposição e capacitação do efetivo. 
“A escolha do novo comandante geral foi técnica, como determinou o governador Beto Richa. Bondaruk é um ideólogo, com conhecimento científico e capacidade para aproximar a Polícia Militar da população e combater a criminalidade”, afirmou Almeida Cesar. Ele citou a necessidade de operações conjuntas com a Polícia Civil e de união entre as forças de segurança, destacando a presença do delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto na apresentação do novo comandante da PM. 
O secretário completou que todos os policiais, praças e oficiais passarão por cursos de reciclagem e atualização para que estejam aptos a atuar em conformidade com a filosofia de Polícia Comunitária. Conforme reforçou, a meta é aumentar a presença do Estado na comunidade, com ações em parceria com prefeituras. “Os grandes problemas de segurança pública são consequência da ausência do Estado”, disse. 
TROCA – Almeida Cesar disse que a troca de comando na corporação é natural e que a saída do coronel Marcos Teodoro Scheremeta foi definida durante reunião na terça-feira com o próprio Scheremeta, que apresentou motivos de ordem pessoal para deixar o posto. 
O novo comandante da Polícia Militar disse que assumir o posto é a realização de um sonho, depois de ter dedicado 30 anos de sua vida à segurança pública. Bondaruk afirmou que compartilha da concepção do governador e do secretário da Segurança, de que a área deve funcionar de forma sistêmica, unindo as forças policiais. “Também acredito muito na força da comunidade. Vamos nos aproximar cada vez mais dessa nossa forte aliada, em busca de melhorias na segurança pública”, afirmou. Ele reforçou ainda a importância da prevenção para evitar delitos. 
Bondaruk também disse que vai investir em programas para garantir boas condições de trabalho e satisfação aos policiais e bombeiros. Segundo Bondaruk, o investimento na capacitação do efetivo será o principal foco do seu trabalho e a ciência e a tecnologia serão aliadas no combate à violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário