OUÇA - TERRA NATIVA 1360

terça-feira, 19 de junho de 2012

GRIPE A (H1 N1) JÁ SÃO MORTES NO PARANÁ



Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. Os casos divulgados nesta segunda (18) ocorreram em CuritibaSão Mateus do Sul e em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. Já são cinco óbitos no estado desde o começo do ano.
Nos municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde de Londrina não há registros da doença e de óbito, este ano. Em Londrina não há nenhum registro desde 2010. As últimas mortes ocorreram em 2009. Mas a proximidade de casos e morte é um alerta para o município.
Todos os casos da gripe A estão concentrados em 21 municípios do Paraná:
Curitiba (24); Ponta Grossa (6); Tibagi (5); Paranaguá (4); Matinhos (4); Maringá (3); Campo Largo (2); Pinhais (2); São José dos Pinhais (2); Francisco Beltrão (2); Colombo (1); Guarapuava (1); Pato Branco (1); Fazenda Rio Grande (1); São Mateus do Sul (1); Piraquara (1); Cascavel (1); Juranda (1); Astorga (1); Sarandi (1); Cornélio Procópio (1).
O Paraná entrou em alerta pelo aumento do número de casos da doença. Mais da metade dos 64 casos confirmados em 2012 foram registrados em junho. Também é preocupante a situação dos estados vizinhos – Santa Catarina já confirmou 268 casos, com 21 mortes neste ano.
Londrina
Segundo Sandra Caldeira, do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, em 2009 foram 8.254 casos da doença com 4 óbitos; em 2010 foram 87 registros da doença, sem óbitos. Caldeira afirma que por orientação do Ministério da Saúde, a partir de 2010, são monitoradas as internações por síndrome respiratória aguda grave com coleta e análise de material. Além disso, é fornecido o antiviral oseltamivir (Tamiflu) para os hospitais e para as unidades básicas de saúde para os casos de síndrome gripal
Ângela Pacheco, chefe da Vigilância Epidemiológica da 17ª RS afirma que também está sendo realizada a vigilância de casos de síndrome gripal em pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas, gestantes, crianças menores de 5 anos. “Embora a proximidade de casos preocupe, no Paraná temos registros da doença em 21 municípios, o que demonstra a circulação do vírus, ficamos tranquilos em função desse monitoramento. Desde o começo do ano foram coletadas 450 amostras e encaminhadas para análise laboratorial e nenhuma deu positivo para H1N1.”
A sala de situação da Sesa, que monitorava apenas os casos de dengue no estado, a partir desta semana vai acompanhar também os casos de gripe no município. Boletins periódicos também serão divulgados às segundas-feiras, com o detalhamento da ocorrência da doença no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário