OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ATÉ AGORA SÓ PROMESSA INVESTIGADORES DE IBAITI CONTINUAM CUIDANDO DE PRESOS



Passados quase um mês, SEJU ainda não mandou agentes de cadeia

Clique para AmpliarPassados quase um mês desde que a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) anunciou para a imprensa estadual que as carceragens de cinco cidades da região do Norte Pioneiro, passariam a ser administradas por agentes de cadeia publica contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS), os investigadores de polícia de Ibaiti ainda continuam a custodiar presos. Isto porque a unidade ainda não recebeu nenhum funcionário enviado pela secretaria. 

Os onze agentes que a 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti receberiam no dia 1º de fevereiro, até o momento, não compareceram para desempenhar suas funções na cadeia ibaitiense.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Órgão por telefone e via e-mail para saber os motivos reais do não comparecimento dos funcionários e não obteve resposta. 

CONTRAÇÃO DE AGENTES LIBERA POLICIAIS CIVIS PARA ATUAREM EM INVESTIGAÇÕES

O que foi anunciado pela SEJU é que a contratação dos agentes de cadeia liberaria os investigadores para o serviço de inteligência, pois não teriam mais a missão de custodiar presos nas carceragens, em Ibaiti hoje são cerca de 50 presos.

Ibaiti, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Andirá e Cambará estão na lista das 60 carceragens do estado que receberiam os agentes no dia 1º de fevereiro. Das cinco cidades da região, apenas Ibaiti não recebeu nenhum funcionário até o momento. 

A informação extra-oficial é que a SEJU fará uma nova contratação para preencher as vagas de Ibaiti somente daqui noventa dias, o que dará um prazo total de cerca de cinco meses entre seleção, contratação e treinamento dos novos agentes. Enquanto isso os policiais civis ibaitienses acumulam serviços de investigações com custódias dos detentos encarcerados na regional. Atualmente, vários crimes estão em fase de investigação, entre eles a tentativa de latrocínio ocorrido no Distrito da Amorinha, no último dia 23 de janeiro, e o homicídio qualificado ocorrido próximo ao posto da PRF no mês de dezembro passado. Apesar do acúmulo de tarefas as investigações dos dois crimes já estão em fase final e todas as provas serão apresentadas para a Justiça dentro do prazo legal.

CONTRATAÇÃO

A SEJU contratou 975 agentes em todo o estado que comeram a trabalhar no dia 1º de fevereiro nas carceragens selecionadas sob chefia do delegado local. Eles cumprirão jornada diária de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. 

A contratação foi realizada pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), os agentes terão contratos válidos por um ano podendo ser renovado por mais 12 meses.  fonte:INFORMEPOLICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário