OUÇA - TERRA NATIVA 1360

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bombeiros resgatam vítima perdida em morro no Paraná

Fernando Campos Cabo (53) foi encontrado às 5h desta segunda-feira (25). A busca foi realizada pelo Grupo de Operações e Socorro Tático (GOST). Segundo informações de familiares e amigos, a vítima estava acostumada a fazer esse tipo de trilhas, mesmo quando sozinha. Fernando Cabo estava no Morro Araçatuba, no Paraná e quando encontrado foi conduzido até a base da montanha, sendo avaliado e liberado pela equipe. 

O GOST foi acionado às 20h de ontem (24), quando amigos notaram a demora de 6h da vítima, que tinha saído por volta das 8h30. Três bombeiros se deslocaram ao lugar, utilizando equipamentos de GPS e softwares de edição de trilhas. O banco de dados da unidade responsável pela ocorrência também facilitou o sucesso da operação - mais de 15 montanhas do Paraná encontram-se previamente georeferenciadas, além de mais de 14.000 pontos da Serra do Mar. 

O georeferenciamento iniciou-se no ano passado, e é um dos principais auxiliares do Corpo de Bombeiros para a localização de pessoas. Ele fornece, por exemplo, informações a respeito de caminhos a serem percorridos, dificuldades e vantagens do terreno, estudo de métodos de busca, rotas de evacuação e pontos de pouso de aeronaves. 

O Corpo de Bombeiros alerta que é necessário tomar algumas medidas preventivas de segurança antes de realizar este tipo de modalidade. A escolha de equipamentos adequados, como calçados, vestimentas, mochilas, barracas, sacos de dormir, lanternas, proteção solar e optica são fundamentais para o bem estar durante a atividade. Recomenda-se também o conhecimento prévio das características do local, como tempo de subida e descida, locais adequados para camping, nível de dificuldade do terreno, a existência ou não de água potável no percurso, sinalização adequada das trilhas e distância total do trecho. É fundamental também, avisar pelo menos três pessoas do destino que irá seguir, para que assim, em caso de emergência as equipes de buscas realizem um trabalho mais preciso, rápido e seguro.
fonte:www.bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário