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quarta-feira, 19 de junho de 2013

Empresa abandona estudo de viadutos na BR-369 em Londrina


Guilherme Batista - Redação Bonde




 

A empresa Strata Engenharia, de Belo Horizonte (MG), abandonou no início deste ano o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da grande obra prevista para a BR-369, em trecho da rodovia localizado no perímetro urbano de Londrina. O contrato foi firmado com a empresa pela administração do então prefeito Barbosa Neto (PDT), em agosto de 2010. 

De lá para cá, o convênio foi prorrogado por duas vezes e aditado em R$ 230 mil em 2011. O acordo, com valor de R$ 1.468.327,35, foi para R$ 1,7 milhão após o aditivo. "Procuramos a empresa para pedir nova prorrogação de prazo no início deste ano, mas eles não quiseram", explicou o diretor de Licitações da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Paulo Moura, adiantando que a terceirizada não apresentou justificativas para negar o novo pedido de adiamento. A rescisão, de fevereiro, foi publicada no Jornal Oficial do Município desta quarta-feira (19). 

Em dois anos e meio de contrato, a empresa fez 40% do estudo e recebeu de forma proporcional - R$ 680 mil até o final do ano passado. Moura também justificou o número exagerado de prorrogações. "O projeto só pôde começar a ser feito após a apresentação de uma documentação exigida pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). E esses documentos não foram viabilizados a tempo", explicou.

A partir de agora, a Secretaria de Obras deve analisar se vai ou não contratar nova empresa para continuar o estudo de viabilidade. O projeto prevê a formulação dos aspectos técnicos, econômicos e ambientais, além de estudos de licenciamentos ambienntais e projetos de desapropriação necessários para a realização das obras.

O projeto

A iniciativa prevê a construção de 15 intersecções na BR-369. Segundo estudo preliminar, realizado pelo próprio município, a intenção é construir 11 novos trechos e quatro adequações. A obra na rodovia abrange o trecho que corta a cidade em 14,7 km de pista. A previsão é investir em torno de R$ 233 milhões na obra, mas os recursos, previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda não estão garantidos. 

A obra vem para proporcionar maior fluxo do tráfego urbano nos locais. Outro ponto importante está relacionado ao aumento da velocidade dos carros na rodovia. Atualmente, eles trafegam a 40Km/h em média. Com as intersecções, a velocidade pode subir para 80km/h, depois da eliminação de pontos críticos, como quebra-molas, semáforos e cruzamentos em nível. 

As readequações serão feitas nestas intersecções, em diversos cruzamentos entre a BR-369 e trechos que ficam localizados no perímetro urbano de Londrina. O projeto prevê também a construção de oito passarelas, que, somadas às três já existentes, dá um total de onze elevações do tipo.

A BR-369 é um importante eixo de ligação de Londrina com o Estado de São Paulo e o Paraná. A rodovia conta com um fluxo médio de 44 mil veículos por dia, variando nos cinco segmentos de contagem de 30mil a 65 mil veículos por dia.

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