OUÇA - TERRA NATIVA 1360

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Iapar faz dia de campo sobre mecanização de café adensado

Dados do Iapar apontam que 90% da área ocupada com cafeeiros no Paraná estão em terrenos com relevo propício à mecanização
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza na próxima quinta-feira,6, das 9h às 17h, em sua sede em Londrina, um dia de campo sobre mecanização em lavouras adensadas de café. O evento é dirigido a cafeicultores, profissionais que atuam em extensão rural e aconselhamento técnico, estudantes de ciências agrárias e interessados na cadeia produtiva. 

De acordo com o pesquisador César Francisco Araújo Júnior, o objetivo do encontro é demonstrar as tecnologias e equipamentos disponíveis para uso nas lavouras paranaenses, cada vez mais necessária em virtude da escassez de mão de obra. Ele estima que 90% da área ocupada com cafeeiros no estado localiza-se em terrenos com relevo propício à mecanização nas diversas fases da cultura. 

A programação está dividida em dez estações temáticas, que abrangem a apresentação de linhas de pesquisa em melhoramento genético voltado à obtenção de cultivares com arquitetura adequada à mecanização, manejo do solo em lavouras adensadas, sistemas integrados de condução de lavouras e demonstração de tratores superestreitos – apropriados para plantios adensados – e equipamentos para realização de poda, colheita, recolhimento dos grãos e pós-colheita. "Os participantes poderão acompanhar as operações em tempo real", informa o pesquisador. 

Inscrições podem ser feitas no próprio local, gratuitamente. Mesmo que chova, o evento está confirmado, substituindo-se as atividades de campo por palestras e apresentação de audiovisuais. Mais informações pelo telefone (43) 3376-2373 ou adt@iapar.br.
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário