OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 22 de março de 2012

AMUNOP: ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PODEM UNIR CIDADES

A Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional traz para o Paraná, no próximo dia 26, o professor Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e conselheiro do movimento “Todos Pela Educação”, instituto financiado exclusivamente pela iniciativa privada. Ramos fará duas palestras: uma em Cornélio Procópio e outra em Londrina.
 Em Cornélio Procópio, com o título “Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e a Gestão da Educação”, o evento terá a parceria da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), presidida pelo prefeito do município, Amin José Hannouche (PP), e será realizado das 9 às 12 horas no auditório da UTFPR, na Avenida Alberto Carazzai, 1640.
 A de Londrina terá o título “O Novo Plano Nacional de Educação e a Valorização do Magistério”, e será realizada em parceria com o Núcleo Regional de Educação, da chefe local Lúcia Cortez.
 A apresentação acontece das 19 às 21 horas no auditório do Sest-Senat, à Rua Santa Terezinha, 1377, próximo do Centro.
 Os eventos são voltados para secretários municipais de Educação, professores das redes municipais, estaduais e particulares, diretores de escola, agentes municipais de educação, demais educadores, lideranças políticas e comunitárias.
 As palestras têm entrada franca e serão oferecidos certificados de participação. As inscrições podem ser feitas antes da palestra no local.
 Expert - Ramos é doutor em química pela Unicamp (Campinas-SP) com pós-doutoramento em Química pela Politécnica de Milão. Também foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), e presidente-executivo do movimento “Todos Pela Educação”. É autor do livro "Educação Sustentável”.
 Ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e secretário de Educação daquele Estado, diz que a ADE - um modelo de trabalho em rede - objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios, com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhantes, a alavancarem ações e indicadores educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação e outros parceiros.
 Projeto de Lei - A proposta dos ADE chamou a atenção do presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR) que, no final do ano passado, ingressou na Câmara dos Deputados com o projeto de lei 2.417/2011, instituindo o modelo.
 De acordo com a matéria, a União estimulará e considerará, de modo prioritário, para efeitos da assistência técnica e financeira, “os entes federados que se articularem sob a forma de Arranjos de Desenvolvimento da Educação”.
 Cerca de 200 municípios brasileiros já estão se organizando em espécies de redes educativas do gênero, que contam também com a colaboração de empresas. Para o deputado da educação, Alex Canziani, este é um dos caminhos para que o país tenha um ensino de qualidade.
 “Precisamos também de parcerias com a iniciativa privada para melhorarmos a nossa educação. Temos que unir toda a sociedade para trabalharmos em prol de uma educação de qualidade”, afirma

Nenhum comentário:

Postar um comentário