OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 15 de março de 2012

Assembleia aprova projeto que amplia Região Metropolitana de Londrina.


O Plenário da Assembleia legislativa aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto de lei complementar que inclui os municípios de Sabáudia, Jaguapitã e Pitangueiras na Região Metropolitana de Londrina. A proposição de nº 731/11, aprovada em primeira discussão, é de autoria dos deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Ademar Traiano (PSDB).

O projeto altera o artigo 1º da Lei Complementar nº 81/98 (que deu origem a essa região metropolitana), com redação modificada pela Lei Complementar nº 129/10. Conforme os autores, esses municípios já estão referenciados em Londrina, usufruindo de uma série de serviços daquele centro urbano. “O deslocamento de munícipes destas regiões para Londrina é frequente e intenso. Mesmo assim, eles não podem usufruir dos benefícios legais de estarem integrados à Região Metropolitana de Londrina”, explicam.

A votação foi acompanhada pelo prefeito Almir Batista dos Santos, de Sabáudia, que enalteceu a importância dessa integração de seu município à Região Metropolitana de Londrina. Segundo ele, com a mudança podem ser ampliados especialmente os programas de habitação e segurança, em consequência do aumento dos recursos federais.

Na proposição os parlamentares lembram que Sabáudia dista cerca de 40 quilômetros de Londrina; Jaguapitã, 55 quilômetros; e Pitangueiras, 58 quilômetros. Na opinião de Cheida e de Traiano, a inserção dos municípios nessa região metropolitana “trará benefícios e fará justiça com o que de fato já acontece nesta área do estado”. A Região Metropolitana de Londrina foi instituída pela Lei Complementar Estadual 81, de 17 de Junho de 1998, sendo formada pelos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho e Tamarana, totalizando 766.682 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE (de 2009).


Nenhum comentário:

Postar um comentário