Informações do Deral de Jacarezinho
De acordo com O Sistema de Informação Diário (SID), do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as lavouras de trigo se recuperaram bem, após a ocorrência de chuva no início da semana. “Apesar das germinações terem ocorrido em períodos um pouco diferentes dentro das mesmas áreas, acredita-se que não haverá maiores problemas na colheita”, informa o economista do Deral do Núcleo Regional da Seab de Jacarezinho, José Antônio Gervásio.
No caso do milho safrinha, há algumas áreas sendo colhidas e deverá haver um pouco de variação nas produtividades finais, uma vez que algumas áreas não deverão atingir os índices normais de produção nesta safra, isso em torno de 10%, no máximo.
“A colheita da cana está um pouco adiantada e os trabalhos seguem em bom ritmo. Estimamos que mais de 60% das lavouras de cana sejam colhidas com máquinas nesta safra, de um lado, reduzindo-se os impactos ambientais e, de outro lado, causando redução nos contingentes de pessoal que devem migrar para outros trabalhos”, comenta o economista.
Segundo Gervásio, esse fato pode favorecer um pouco a colheita de café na região, que também está em ritmo bom e necessita sempre de grande contingente de pessoal nesta fase. “Neste ano, notamos um grande incremento de máquinas manuais nas colheitas de café da região, fato esse que agiliza muito os trabalhos, visto que as lavouras estão bem uniformes neste ano”, acrescenta.
As pastagens seguem com bom volume de massa verde e ainda não foi sentida a falta de alimentação para os rebanhos locais. O mercado agrícola teve reações por parte de soja e milho nos últimos dias, que elevaram um pouco o volume comercializado.
Texto: Marina Lukavy
Foto: Franc de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário