OUÇA - TERRA NATIVA 1360

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Penitenciária de Foz do Iguaçu entrega certificados de panificação a presos




A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF) entregou neste fim de semana certificados do curso de Auxiliar de Serviços de Panificação a 19 presos, que concluíram o curso de 160 horas de duração, realizado pelo Senai (Serviço Nacional da Indústria) de Foz do Iguaçu, entre 15 de abril e 4 de junho deste ano.

O curso de auxiliar de serviços de panificação faz parte do programa Caminhos da Profissão, do Senai, que tem ainda outros cursos oferecidos em parceria com a Penitenciária, por meio do programa Competências Transversais. “Mais do que a remição da pena, esse curso significa um novo caminho, uma profissão, um novo futuro para nós”, afirmou um dos detentos que recebeu o certificado.

Para o diretor da Penitenciária, Rubens Cabrera, esta é uma oportunidade que o Estado oferece aos presos para a sua ressocialização e reinserção no mercado de trabalho. “E isso só é possível por meio da parceria com entidades da sociedade e com o empresariado local, como é o caso do Senai”.

Segundo a coordenadora pedagógica Hilda Soares Silva Dacorreio, são seis cursos, de 14 horas cada, na área de educação ambiental, propriedade intelectual, tecnologia da informação e comunicação, legislação trabalhista, empreendedorismo e segurança do trabalho.

A parceria oferece, ainda, cinco cursos especiais, com 60 horas cada, em construção civil, mecânica automotiva, metal-mecânica, higiene de alimentos e confecção. “Esses cursos são ministrados à distância. O preso recebe o livro na cela e tem 15 dias para estudá-lo. Após esse período, o livro é recolhido e é realizada uma avaliação, que é enviada ao Senai para fazer a correção e, caso seja aprovado, certificar o preso”, explica Hilda.

CONCURSO CULTURAL - Durante a solenidade de entrega dos certificados, a direção da Penitenciária lançou um concurso cultural com o título "Quem conta um conto desconta a conta", que vai premiar contos e poesias dos detentos. Os quase 500 presos da unidade terão até agosto para inscrever suas produções artísticas e a comissão organizadora terá um prazo de um mês para julgar e premiar os vencedores.

Segundo o diretor do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, que atende aos presos da unidade, Fábio Rocha, serão premiados os três melhores contos e poemas em quatro categorias de presos, conforme seu estudo: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série, ensino médio e ensino superior. “Esta é uma forma de estimular o estudo entre os presos. Vamos chegar até o fim do ano com 360 vagas para presos que querem estudar. Só com o aumento na oferta de estudo até agora já estamos sentido a mudança de perfil dos apenados. Além do comportamento, eles começam a sonhar em construir uma vida diferente ao sair daqui”, afirma Fábio.

Além de presentear os vencedores com livros de literatura, a direção da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu pretende lançar um livro com os melhores contos e poemas premiados pelo concurso, para que possam ser compartilhados com a comunidade. “Nosso objetivo é proporcionar ao preso a possibilidade da reflexão e expressão de sentimentos e pensamentos através da escrita. Esperamos um sucesso tamanho, que possamos estendê-lo ao longo dos anos”, explica a coordenadora pedagógica Hilda Soares.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário