OUÇA - TERRA NATIVA 1360

domingo, 11 de dezembro de 2011

Vitória de Cheida e da comunidade de Londrina e Cambé: PR-445 será duplicada.


Vitória de Cheida e da comunidade de Londrina e Cambé: PR-445 será duplicada

Inauguração da nova sede da Procuradoria Regional de Londrina.

Inauguração da primeira Unidade Autônoma de Gás Natural Canalizado (UAG) de Londrina.
Inauguração de dois poços no Aquífero Guarani.

Nesta quinta-feira (8), Cheida acompanhou a abertura de licitação para a duplicação do perímetro urbano da PR-445, que liga Londrina a Cambé. O projeto também prevê 13 novos viadutos e a ampliação de outros dois. As obras são um pedido antigo da comunidade e do Deputado.

“Além das questões de segurança e preservação da vida, a duplicação é medida estratégica para o desenvolvimento da região”, defende Cheida. A PR-445 é trecho de escoamento da produção rural de Londrina, via de transporte de cargas para toda a região norte e ligação a Curitiba e outras regiões.

Além dos veículos de carga, o movimento de moradores da região é grande. O trecho que será duplicado, de 11 quilômetros, possui três universidades – a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e a Universidade Pitágoras –, além de um grande shopping center e inúmeros estabelecimentos comerciais.

Mais segurança

Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), passam por lá mais de 17 mil veículos por dia. Acidentes são frequentes: em 2010 foram registrados 476 com 18 mortes e este ano 479 com seis mortes. “Além de permitir e incentivar o desenvolvimento local, duplicar a PR-445 é salvar vidas, é preservar a nossa juventude, é garantir um melhor futuro para Londrina e região”, destaca Cheida. 

O processo licitatório foi autorizado pelo governador Beto Richa, que enfatizou a importância das obras: “Esta é uma forte e antiga reivindicação do povo e dos usuários que utilizam essa importante rodovia, que passa dentro das cidades. Sabemos dos transtornos diários, com acidentes e congestionamentos dividindo as cidades no meio”.

Obras

Richa explicou que a obra deve começar no ano que vem e será dividida em três lotes, com orçamento total de R$104 milhões. O primeiro trecho será de seis quilômetros entre o Distrito Maravilha a Avenida Harry Prochet. O segundo terá cinco quilômetros, da avenida até a UEL. O último lote, de 5,8 quilômetros, será duplicado da universidade até o viaduto da BR- 369, na entrada de Cambé.

Luta antiga

Cheida luta há anos pela duplicação da PR-445, com abaixo assinados, ofícios ao Governo do Estado e pronunciamentos na Assembleia Legislativa. Uma das ações mais recentes de Cheida foi um ofício enviado ao secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em março. “Foi uma das primeiras reivindicações que fizemos à atual gestão”, lembra o parlamentar. Mas os esforços começaram em 1994, quando ele era prefeito de Londrina e enviou o primeiro pedido de licitação ao Estado.
Outras obras

Nesta quinta-feira (8), Cheida também participou da inauguração da primeira Unidade Autônoma de Gás Natural Canalizado (UAG) de Londrina. Com capacidade para operar cerca de 10 milhões de metros cúbicos por ano, a unidade é considerada fundamental para incentivar o desenvolvimento industrial do norte do Paraná.

Ainda na quinta-feira (8), o deputado acompanhou a inauguração de dois poços no Aquífero Guarani, perfurados pela Sanepar para melhorar o abastecimento de água em Londrina e região. Serão extraídos 200 litros por segundo, o que representa acréscimo de 10% na oferta atual.

A inauguração nova sede da Procuradoria Regional na cidade foi outra novidade desta quinta-feira (9). O evento também contou com a presença de Cheida. A expectativa é de que a nova sede ofereça aos procuradores melhores condições de trabalho para o desempenho de suas funções. A Procuradoria Regional de Londrina atende outras nove comarcas: Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis, num total de 19 municípios e 12 Distritos. É responsável pela cobrança de crédito tributário do Estado na ordem de R$ 1,5 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário