OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Crime da "canivetadas" e "pedradas" de Curiúva: Foragido foi preso em São Jeronimo da Serra

O Delegado Flavio Junqueira e policiais civis da delegacia de São Jerônimo da Serra cumpriram na última terça-feira (28), dois mandados de prisão contra Heliton Ferreira, 19 anos e Eder Jaderson Santos Ferreira, 30.  Heliton foi preso em uma zona rural conhecida por bairro Cerrado, no município de São Jerônimo da Serra. 
Contra ele existia um mandado de prisão temporária em aberto por homicídio, ocorrido em Curiúva. Ele encontra-se preso na delegacia local, onde aguarda transferência para a cadeia pública de Curiúva.

Contra Eder existiam dois mandados de prisão, um por estupro de vulnerável e outro por furto qualificado, tráfico de drogas e corrupção de menores. Ele foi encaminhado ao setor de carceragem provisória (Secat) de São Jerônimo da Serra, onde aguarda decisão da Justiça.

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que proíbe uso do amianto no Estado.


O amianto é um mineral tóxico utilizado na produção de telhas, entre outros materiais. Seu uso já está proibido em 66 países. No Brasil, seis estados e 20 municípios seguiram o exemplo.
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou no início da tarde desta quarta-feira (29) o projeto de lei nº 076/11, de autoria do presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), proibindo o uso e a fabricação de produtos, materiais e artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto, ou outros minerais que, acidentalmente, contenham fibras de amianto na sua composição.

A matéria tramita em regime de urgência e durante sua primeira análise na comissão recebeu parecer contrário da relatora, deputada Cantora Mara Lima (PSDB). O deputado Rasca Rodrigues (PV) pediu vistas e hoje apresentou seu voto em separado, aprovado pela maioria. Mesmo derrotada, a deputada Mara Lima insistiu na proposta de que se forme uma comissão parlamentar para visitar fábricas instaladas no Paraná para ouvir o outro lado da questão. A proposta foi aceita e a própria deputada ficou encarregada de agendar as visitas.


Tendo já passado pelo crivo das comissões de Constituição e Justiça, Indústria e Comércio e Saúde Pública, a matéria segue para Plenário, onde será novamente debatida e poderá receber emendas.


Mineral tóxico
– Utilizado na produção de telhas, caixas d`água, guarnições de freio, revestimento de discos de embreagem, tintas, pisos vinílicos e até em tecidos, o mineral comprovadamente provoca câncer e outras doenças fatais (como insuficiência respiratória, asbestose e mesotelioma maligno de pleura), o que já levou 66 países a proibirem o seu uso. No Brasil, seis estados e 20 municípios seguiram o exemplo. Diversas empresas nacionais foram condenadas pela Justiça a indenizar famílias de funcionários vítimas de doenças decorrentes da aspiração do pó de amianto.

Ainda no início deste mês, em decisão considerada histórica, o Tribunal de Justiça de Turim, no norte da Itália, condenou dois ex-diretores da multinacional Eternit a 16 anos de prisão, acusados de provocarem a morte de pelo menos três mil pessoas pelo uso do amianto em suas construções.


Consequências graves
– Cheida alerta para a gravidade dos riscos implicados no uso do mineral: “Não há índice de exposição segura. O problema não se concentra apenas nos trabalhadores que produzem artefatos derivados do amianto: todas as pessoas próximas às fábricas, todos os que se utilizam das caixas d`água feitas com amianto, os pedestres que transitam pelas ruas e aspiram o pó invisível do amianto dos freios estão expostos a esse agente cancerígeno. Por ser indestrutível, suas fibras podem ficar 10, 20 ou 30 anos nos pulmões e só então desenvolver a doença”.

Embora o CONAMA já tenha identificado o amianto como resíduo perigoso, o país ainda não possui estatísticas sobre o montante de brasileiros prejudicados pelo uso do amianto. Reconhecendo que a atividade industrial é fundamental para a economia, Cheida pondera que algumas empresas acabam provocando danos que não compensam, tanto na área da saúde quanto na do meio-ambiente: “O banimento do amianto não significa desemprego porque não leva necessariamente ao fechamento de fábricas. As indústrias do segmento podem fazer a adaptação do seu processo de produção, utilizando outros materiais, como já acontece em muitos países. Já foram desenvolvidas matérias primas substitutas”, acrescenta o médico e parlamentar.


O projeto
– Além de proibir o uso do amianto pelas fábricas e determinar várias outras providências preventivas, o projeto de Cheida veda aos órgãos públicos da administração direta e indireta a aquisição, utilização ou instalação, em suas edificações e dependências, de materiais que contenham amianto, obriga a afixação de placa indicativa da não utilização do material nas obras públicas estaduais e nas privadas de uso público, e prevê que o Poder Executivo faça uma ampla divulgação dos efeitos nocivos do amianto, bem como promoverá ações para a capacitação técnica dos profissionais da saúde para diagnóstico, prevenção e tratamento da população contaminada.

Assessoria de Imprensa
Jornalista: Sandra C. Pacheco

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SCPavão: OBRAS E ENGENHARIA ELABORAM ORÇAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA APAE


Ricardo Hamada e João Mendonça


O Engenheiro Ricardo Hamada e o Chefe de Obras, João Mendonça, estão trabalhando na elaboração do orçamento da construção da nova sede da APAE.
O sonho está próximo, após conclusão do orçamento o Prefeito Edimar Santos estará em Curitiba para entregar o projeto ao Vice-Governador Flavio Arns, que já garantiu recursos para construção da NOVA SEDE da APAE de Santa Cecilia do Pavão
O local das futuras instalações da entidade fica no Loteamento Leonércio Soares, uma das regiões mais promissoras da cidade. O terreno, com 2.329,35m2 (dois mil, trezentos e vinte e nove vírgula trinta e cinco metros quadrados), foi doado pela Prefeitura. Através da Lei Municipal nº. 486/2007.
A nova sede da APAE de Santa Cecília do Pavão é um grande sonho e promoverá um atendimento mais eficaz e uma melhor qualidade de vida, mais segurança, conforto, lazer, saúde, educação e toda assistência que as 75 pessoas com deficiência atendidas pela entidade precisam e merecem. 

SCPavão: CAIXA REALIZA VISTORIA EM OBRAS DO MUNICÍPIO


Coreto Digital na Praça (Quiosque)


O Engenheiro Júlio, da GIDUR/ Caixa Econômica de Londrina, esteve em Santa Cecília do Pavão nesta terça-feira (28).

Acompanhado do Chefe de Gabinete Alexandre Basso, do Chefe de Obras João Mendonça, do Projetista Vanderlei e do Engenheiro Ricardo Hamada, o engenheiro Júlio realizou vistoria nas obras do Quiosque (Praça Abdala Derbli) e Portal da Av. General Osório.
Alexandre Basso, Ricardo Hamada e Julio da Caixa
A vistoria é realizada para acompanhamento das obras e liberação dos recursos de acordo com os Boletins de Medição e Relatórios encaminhados pelo Município.  A obra do Quiosque está com, aproximadamente, 90% executado e o Portal com 75%.

Wagner Carvalho é homenageado como Policial do Mês




O 3° sargento Wagner José de Carvalho foi homenageado como “Policial do Mês” durante concorrida solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 28, em evento na rua de sua residência no alto da Copasa, em Assaí.
A honraria partiu de iniciativa do 18º Batalhão de Polícia Militar de Cornélio Procópio, comandada pelo tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski.
Segundo o comandante Rincoski, a homenagem é voltada “àqueles que se destacaram por feitos julgados relevantes em atividades operacionais, de instrução ou administrativas, levando em consideração, o respeito aos direitos humanos o espírito de corpo o profissionalismo, a honestidade, o patriotismo, a constância, a disciplina a dignidade, a lealdade a coragem o civismo, a justiça e a honra”.
Atualmente o  policial Wagner Carvalho responde pelo Destacamento da PM em São Jerônimo da Serra, razão pela qual lideranças políticas e policiais daquela localidade estiveram em Assaí para participar da cerimônia. Entre eles estavam o prefeito Carlos Sutil, o Carmo, o delegado de Polícia Civil, Flávio  Augusto Junqueira, e o juiz  Osvaldo Taques.
O prefeito Edimar Santos, de Santa Cecília do Pavão, que faz parte da Comarca de São Jerônimo da Serra, também compareceu ao evento.
De Assai, também os vereadores Darlan Araújo, Chico Soares e Flávio José de Amorim, além do pastor da Igreja Presbiteriana, Radime de Lima, apareceram para parabenizar o policial Wagner de Carvalho pela honraria recebida.
Os convidados foram recepcionados pelo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Assaí, capitão Edivaldo Izidoro Vieira.
Banda formada por alunos da Apae e do projeto AABB Comunidade também fizeram sua homenagem ao “Policial do Mês” da área de abrangência do 18º BPM.do revelia

CURIÚVA: Mais um pedido de afastamento do cargo é apresentado pelo Ministério Público, contra o Prefeito Márcio Mainardes.


Prefeito Marcio Mainardes de Curiúva

Neste caso o pedido foi apresentado nos autos nº 2232.41-2011.8.16.0078 de AÇÃO CIVIL PÚBLICA (POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, de autoria do Ministério Público, contra Márcio da Aparecida Mainardes, em andamento na Comarca de Curiúva PR.
Foi pedida também a indisponibilidade dos bens do Prefeito. A liminar foi negada em Curiúva e o Promotor de Justiça apresentou um recurso de Agravo de Instrumento, insistindo no afastamento de Márcio. No entanto, o Relator do Recurso – ROGÉRIO RIBAS – Juiz de Direito Substituto de 2º Grau, entendeu que não cabia o afastamento e a indispobinilidade dos bens liminarmente. O Caso agora deverá ser decidido por uma Câmara Cível, composta por três Desembargadores. Como em outro processo, o Prefeito Márcio corre o risco de ser afastado, acaso os Desembargadores concordem com o pedido do Promotor da Comarca de Curiúva.
Confira abaixo, a decisão provisória do Juiz Relator do recurso, no TJ PR:
TJ PR  – VISTOS, ETC…
Volta-se o presente agravo contra decisão de 1º grau (fls. 32/41-TJ) proferida nos autos nº 2232.41-2011.8.16.0078 de AÇÃO CIVIL PÚBLICA (POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), pela qual o MM. Juiz “a quo” indeferiu pedido do Ministério Público de concessão de liminar para (a) a decretação da indisponibilidade de bens dos agravados, e para (b) afastar o agravado MARCIO DA APARECIDA MAINARDES do cargo de Prefeito Municipal de Curiúva.
Pede efeito suspensivo recursal, pleito que passo a analisar. Entendo que a indisponibilidade de bens não se justifica, ao menos nesta análise de sumária cognição recursal.
Isso porque a decisão agravada (fls. 33/ss) está bem fundamentada principalmente na questão de não se ter demonstrado o superfaturamento de preços, e considerando também que houve mesmo a prestação de serviços (publicação dos atos oficiais) em favor do Município, não se constatando de plano um prejuízo ao erário que justifique a constrição do patrimônio dos réus da ação civil pública, os quais ainda são apenas acusados, possuindo a seu favor o princípio da presunção de inocência até o julgamento final da demanda.
Quanto ao pedido de afastamento do Prefeito MÁRCIO A. MAINARDES, o art. 20, parágrafo único da Lei 8429/92 (Lei de Improbidade Administrativa – LIA), dispõe que:
“Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual”.
Ou seja, o afastamento antes do julgamento da demanda é medida excepcional, aplicável somente em casos extremos.
No caso dos autos, não há demonstração clara ou concreta de que o Prefeito MARCIO A. MAINARDES esteja interferindo na produção de provas na ação principal.
O fato de haver contra ele vários inquéritos civis abertos pelo agravante Ministério Público não significa que seja culpado de todos os atos em investigação.
De outro lado, apenas dizer que o Prefeito poderá prejudicar a colheita de provas (orais) caso permaneça no cargo é um tanto forçado como argumento para afastá-lo, eis que foi eleito pelo povo e a soberania do voto popular deve sempre ser respeitada pelo Judiciário, máxime não se demonstrando fatos concretos a impor o afastamento cautelar.
Isto posto, neste momento entendo por INDEFERIR O PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO/ATIVO RECURSAL, remetendo o presente agravo à sua tramitação regular para ao final ser julgado pelo colegiado da 5ª Câmara Cível.
Quanto ao procedimento recursal:
a) Oficie-se o MM. Juiz singular comunicando deste despacho, e requisitando informações circunstanciadas no prazo de 10 dias, inclusive quanto ao cumprimento do art. 526 do CPC.
b) Intime-se a parte agravada por carta postal com Aviso de Recebimento (TODOS OS 13 RÉUS DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA, cujos endereços estão na petição inicial da ação civil pública, fls. 504/506-TJ) para apresentação de resposta no prazo de 10 dias.
c) Por fim, faça-se vista à PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA para emitir seu parecer.
Intime(m)-se. Dil. Necessárias.
Autorizo a chefia da Seção da 5ª Câmara Cível a assinar os expedientes necessários.
Curitiba, 1 de fevereiro de 2012
ROGÉRIO RIBAS – Relator Juiz de Direito Substituto de 2º Grau
– 1 Em substituição ao Desembargador PAULO ROBERTO HAPNER.
Fonte: Blog Cesar de Mello

Cheida representará o Paraná na Rio+20.


O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) será o representante da Assembleia Legislativa do Paraná na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. A indicação foi do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

A Rio+20 será realizada 20 anos depois da Eco92, que rendeu a criação de documentos importantes como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica. Em 1992, Cheida também estava lá. Na época ele era vereador de Londrina e integrou o Fórum de Entidades Ambientalistas como presidente da Associação Paranaense de Proteção e Melhoria ao Meio Ambiente (APPEMMA).  Agora, como deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, vai compor o Comitê Paranaense Rio+20, delegação oficial do estado.

Cheida diz que quer ser um porta-voz dos paranaenses. Por isso, convoca todos a colaborarem com sugestões. “Queremos construir nossas propostas de forma conjunta. A ideia é estimular a participação do maior número de pessoas possível. É uma oportunidade única, pois estamos à frente de uma discussão histórica para o planeta”. 

Comitê
O Comitê Paranaense Rio+20 será responsável por promover o diálogo entre órgãos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Paraná na conferência. O grupo terá a missão de organizar, mobilizar e qualificar o estado em torno dos principais temas do evento. Além de pessoas da iniciativa pública, compõem o comitê representantes da comunidade acadêmica, do setor empresarial, povos indígenas, trabalhadores, organizações não-governamentais e movimentos sociais. A primeira reunião do grupo deve ser agendada para o mês de março.

O que é a Rio+20? 
A Rio+20 reunirá líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas ideias para um desenvolvimento sustentável. O objetivo é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos, com ênfase na economia verde. “A criação dos chamados empregos verdes, que são postos de trabalho que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade, será o principal foco do encontro”, explica Cheida.
Serviço: o mandato do deputado Cheida está preparando uma série de ferramentas para abrir o diálogo sobre a Rio+20, como audiências públicas, debates e enquetes online. Se você já tem uma proposta, pode enviar para o e-mail cheida@cheida.com.br
Fonte: Gabriela Siqueira.
Assessoria de Imprensa.

Bandidos levam R$ 60 mil em assalto à ônibus na PR-323

Um ônibus de turismo foi assaltado por volta das 2h da madrugada de segunda-feira (27), na PR-323, próximo a cidade de Sertanópolis. De acordo com a Polícia Rodoviária, os bandidos abordaram o coletivo com diversos disparos e fizeram o motorista desviar até uma estrada rural. Vários objetos pessoais e dinheiro foram levados dos passageiros. 

Os bandidos ainda trancaram as vítimas no bagageiro do veículo, após o assalto. Segundo a Polícia Rodoviária, uma pessoa identificada como Cleomar Vila Nova foi baleada na cabeça. A vítima foi socorrida por uma ambulância da Econorte. A PRE não soube para que hospital ela foi levada. 

Cerca de R$ 60 mil em dinheiro foram roubados. Passageiros e motorista foram levados para a delegacia de Sertanópolis para prestarem depoimento.

EM CORNÉLIO PROCÓPIO PRISÃO DE TRAFICANTES


Ás 20h50m do dia 27 de Fevereiro 2012, em Cornélio Procópio, Sede do 18º BPM, equipe PM da RPTran-Motos doPelotão de Trânsito conseguiu efetuar a apreensão de quase um quilo de maconha (860 gramas) junto a um adolescente de 17 anos, que se encontrava garupa em uma motocicleta.

Por sua vez, o condutor da motocicleta Dafra/Speed 150, Márcio, 35 anos, alegou que de nada sabia, e que era apenas um mototaxista; entretanto, restou apurado, que o mesmo já possuía antecedentes criminais pela prática do mesmo delito.

Cabe ressaltar que a prisão dos suspeitos se deu durante uma Operação de Trânsito pela extensão da Avenida Barão do Rio Branco, Vila Independência, momento em que a dupla tentou se esquivar da blitz.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
1º Ten. Berleze - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

VEREADOR CHICO SOARES SUGERE MUTIRÃO DAS IGREJAS PARA CONSRUÇÃO DE CASAS

Segundo o vereador Chico Soares (PSC), igrejas e entidades de Assaí devem se unir em torno a construção de moradias para a população carente, em sistema de mutirão.
A ação seria conduzida pelo departamento social da Igreja Católica, das várias denominações protestantes, incluindo ainda Tenrikyo, Messiânica, Seicho-no-Ie e comunidade espírita, acrescenta ainda o vereador.
Ele explica que inicialmente as novas moradias beneficiariam a população que mora em áreas de preservação ambiental, à beira de córregos, como na Vila Nova Esperança.
A proposta foi apresentada na noite desta segunda-feira, 27, durante sessão da Câmara de Vereadores. O discurso de Chico Soares se seguiu às declarações do presidente do Legislativo, vereador Sílvio Carlos Guadaguini, defendia a doação pelo município de 200 a 500 terrenos para que os moradores edificassem sua residência.
Diante da dúvida se as pessoas teriam condição de erguer a obra no curto prazo, o vereador Chico Soares defendeu então que a comunidade toda se envolvesse, em sistema de mutirão, para a realização do sonho da casa própria da população mais carente. Esse trabalho seria coordenado pelas igrejas, entidades e demais organizações, explicou ele.
Quanto àquele assunto, o vereador tem certa credencial para propor tal proposta, uma vez que ele mesmo já construiu dezenas de casas para a população mais carente da cidade.do revelia.

BISPO E ESPOSA SÃO MORTOS POR FILHO ADOTIVO

bispo e mulher mortos pelo filho adotivoO bispo diocesano da Igreja Anglicana em Pernambuco, dom Edward Robinson Cavalcanti, de 68 anos, e sua mulher Miriam Cotias Cavalcanti, de 64 anos, foram assassinados, a facadas, na noite de domingo (26), em casa, no bairro dos Bultrins, em Olinda, pelo filho adotivo Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos.

Eduardo morava nos Estados Unidos, era usuário de drogas e havia retornado há cerca de 15 dias. Ele golpeou o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também foi agredida pelo rapaz. Ele tentou se suicidar em seguida, tomando uma substância ainda não identificada pela polícia, e se ferindo com vários pequenos golpes de faca.

O bispo morreu em casa. Sua mulher ainda foi socorrida, mas não resistiu. Eduardo foi autuado em flagrante por homicídio e se encontra sob custódia policial, no Hospital da Restauração, no Recife. Quando receber alta, irá depor e deverá ser encaminhado para o presídio Cotel, na região metropolitana.

O crime chocou a população. Cavalcanti coordenou curso de graduação e mestrado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e foi diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Igreja Anglicana divulgou nota de pesar.

Este foi o segundo crime envolvendo jovens de classe média viciados em drogas nos últimos dez dias. No dia 18, o estudante Herbert Lucas Abreu Mendes, de 22 anos, agrediu a irmã a facadas, no prédio onde morava no bairro do Parnamirim, no Recife, e em seguida matou uma vizinha com a mesma arma, antes de ser morto, a tiros, por um outro vizinho cujo apartamento também invadiu

MULHER VIVE 40 ANOS COMO HOMEM POR NÃO SABER QUE ERA EMAFRODITA

era hermafroditaCaroline Kinsey viveu mais de 40 anos de sua vida como homem porque seus pais não lhe disseram que ela havia nascido hermafrodita - ou seja, com os órgãos de homem e mulher ao mesmo tempo, segundo o tabloide britânico Daily Mail.

 Quando nasceu, Caroline passou por uma cirurgia, por conta de sua condição, e foi tratada sempre como homem. Até foi batizada de Carl John Baker.

 - Desde pequeno eu sabia que era diferente. Eu nunca sabia apontar o motivo. Um médico disse à minha mãe que eles deveriam negar meu primeiro sexo, a chance de ser mulher, e deixar o meu segundo, masculino. O médico disse que era mais fácil esconder minha genitália feminina do que a masculina. Foi o que eles fizeram. E também foram aconselhados a manter o segredo de mim e do resto do mundo por quanto tempo conseguissem.

 Mas só depois de anos e anos sendo zombada pelos colegas na escola, aos 19, é que ela foi saber da verdade, de como havia nascido.

 - Assim que eu entrei na escola, percebi que eu não me encaixava. Os garotos me colocavam nomes horríveis, e as garotas me achavam estranha. A escola foi um período realmente difícil para mim, e eu nunca tive uma namorada.

 Ainda como Carl John, ela se casou com uma mulher. O relacionamento, é claro, não deu certo - e ela passou até por um período de depressão.

 Até que, há dois anos, ela resolveu assumir a personalidade feminina e começou a se vestir de mulher.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AMBULÂNCIA TOMBA E DEIXA DOIS FERIDOS

Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (27) na avenida Tiradentes, nas proximidades da PUC, na região oeste de Londrina. 

O condutor de uma ambulância de Grandes Rios perdeu o controle do veículo, tombou e atingiu seis carros. Segundo o motorista da ambulância, João Carlos Naveiros, de 59 anos, o volante da ambulância travou logo após um estalo, o que fez com que ele perdesse o controle. Os carros atingidos estavam parados em um semáfaro esperando para cruzar a avenida. 

Além do motorista, outras duas pessoas ocupavam a ambulância, o paciente Silvio Pereira da Silva, de 32 anos e sua acompanhante, Maria Odete da Silva, de 69 anos. Silvio sofreu apenas um corte na cabeça. Já Maria Odete que estava no banco dianteiro da ambulância ficou encarcerada. O Corpo de Bombeiros teve bastante trabalho para conseguir retirar a vítima. Ambos foram encaminhados para o Hospital da Zona Norte. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária precisaram interditar todas as vias da avenida, o que causou um grande congestionamento no local. Às 9h50 da manhã a pista já havia sido liberada e o trânsido fluía normalmente. 

HOMICÍDIO EM AMOREIRA

Por volta das 00:30 hs, desta madrugada de segunda-feira, dia 27/02, um adolescente de 16 anos foi assassinado na Praça Geremias Lunardelli, em frente ao Coreto Central.

Segundo informações, teria acontecido uma briga, em seguida um disparo de arma de fogo que acabou atingindo um menor que não teria nada com a confusão. O adolescente estaria no local errado, na hora errada. Ele não teria passagens pela Polícia.

O acusado do homicídio estava com mais tres ou quatro pessoas dentro de um veículo VW Gol de cor prata, que teria placas de Jataízinho.

O corpo do adolescente ainda se encontra no IML de Londrina esperando a liberação, o sepultamento está confirmado para as 17 hs desta segunda feira.

ATIRADOR É BALEADO PELA PM EM RIBEIRÃO DO PINHAL

A PM atendeu por volta das 19h50m José de Oliveira dos Santos, vulgo “Cabelo”, o qual ligou ao 190 e relatou que havia sido alvejado por dois disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, já havia sido encaminhada ao hospital.

Ato contínuo as equipes se deslocaram à Rua Paraná, 267, Vila Hermínia, na residência de José Leonardo Martins, conhecido por “Nardinho".Ele saiu há cerca de 15 dias da Penitenciária de Piraquara(PR) e possui passagens por roubo, furto, estelionato e atentado violento ao pudor.Foi localizada uma espingarda. O procurado não estava no local. A arma foi apreendida e as equipes se deslocaram ao hospital onde a vítima relatou detalhes do fato, declarando que foram dois autores.Além de “Nardinho”, também estava no confronto Elthon Benedito Cordeiro Luna Júnior, conhecido por “Juninho”, que foi quem deu os disparos.

“Cabelo” detalhou também que estava transitando na rua quando ao se deparar com os dois, “Juninho” começou a atirar atingindo uma bala na sua nádega direita e outra na perna direita, região posterior.

De posse das informações foram acionadas ao município quatro viaturas. Durante as buscas uma das equipes que patrulhava pela Rua Valdevino Batista dos Santos, próximo da rua Paraná, Vila Hermínia, no começo da madrugada deste domingo (26), se deparou com Juninho,sendo que imediatamente um dos policiais se identificou e deu voz de abordagem.

O marginal, que já tem passagens anteriores e é tido como violento, sacou de um revólver que estava em sua cintura e apontou em direção ao referido Policial Militar. Diante do eminente risco,outro PM que estava como patrulheiro na viatura deu dois disparos que atingiram a região toráxica do rapaz, o qual caiu ao chão, derrubando a arma ao lado de seu corpo.Ela foi apreendida.

O bandido foi levado ao hospital local e, em seguida,encaminhado pela ambulância municipal para a Santa Casa de Cornélio Procópio, onde permanece na Unidade de Tratamento Intensivo, com risco de morte. Ele tem passagens por lesão corporal, furto, roubo, porte de drogas e tentativa de homicídio.

RAPAZ AGRIDE MÃE POR CAUSA DE CINCO REAIS

Uma mulher foi vítima de agressão do próprio filho em Bandeirantes no início da noite de sábado (25). Manoel Vitor Pompeu, de 22 anos, exigia cinco reais de sua mãe e devido a recusa passou a desferir socos, chutes e golpes de faca.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o filho mais novo da mulher ainda tentou ajudá-la, mas não conseguiu impedir que o agressor, descontrolado, batesse na mãe.

A vítima foi encaminhada para o Pronto-Socorro Municipal de Bandeirantes. Lília Regina Pompeu sofreu uma perfuração no rosto, do lado esquerdo da boca.

Os policiais seguiram para a residência da família, localizada na Rua João Mendes Vilela, na Vila Maria. Lá eles encontraram o filho agressor e o detiveram para procedimentos legais.

GRAVE ACIDENTE DEIXA 4 MORTOS

Um grave acidente, registrado por volta das 13h30 deste domingo (25) na BR-369, no Contorno Sul de Apucarana (53 km a oeste de Londrina), deixou quatro mortos e outras quatro pessoas feridas. Segundo informações passadas pelo Corpo de Bombeiros, a ocorrência envolveu um Astra, com placas de Maringá, e uma Hilux, com placas de Apucarana. 

Segundo o investigador da Polícia Civil, Paulo do Nascimento Larsen, o condutor da Hilux teria perdido o controle e invadido a pista contrária. Chovia no momento do acidente. O motorista bateu em cheio na frente do Astra, que vinha pela rodovia em direção à Maringá. "Pelo menos foi o que as testemunhas passaram para a Polícia Rodoviária Federal", completou o policial, que também ajuda nas investigações. 

Após a colisão frontal, a camionete capotou e o carro foi parar em um matagal localizado às margens da rodovia. 

Um casal, a filha dele e a sobrinha, todos ocupantes do Astra, morreram na hora: Francisco Tanjone, de 42 anos, Andréia Acciari, de 38, Isabella Acciari Tanjone, de 13, e Ingrid Acciari Vicente, de 22 anos. Um adolescente de 17 anos, filho de Francisco e Andréia e irmão de Isabella, sobreviveu. Ele sofreu ferimentos moderados. 

Já a camionete estava ocupada por três pessoas, duas delas meninos, de 10 e 11 anos, que, segundo o Corpo de Bombeiros, foram ejetadas do veículo após o capotamento. Apesar disso, a dupla sofreu apenas ferimentos leves. Por outro lado, o motorista, Júlio Bovo, de 28 anos, ficou em estado grave após a colisão. 

Os quatro sobreviventes foram encaminhados para o Hospital da Providência. Os corpos dos quatro mortos foram recolhidos e levados para o Instituto Médico Legal de Apucarana. 

A Polícia Rodoviária Federal apura o caso para descobrir as reais causas do acidente

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SOBRINHO MATA TIO PARA DEFENDER TIA DE ESPANCAMENTO


Um homem acabou morto pelo próprio sobrinho enquanto agredia sua esposa na noite deste sábado, em Goioerê (noroeste do Paraná). O caso foi registrado por uma equipe da Polícia Militar da 2ª Companhia, que foi acionada por volta das 21h30 para atender um caso de violência doméstica no Distrito de Jaracatiá. As informações iniciais eram de que Marcos Soares Pimentel, 38 anos, agredia sua companheira, Mônica Aparecida Cabral da Silva, 33 anos. 

No entanto, ao chegarem no local da ocorrência os policiais constataram que Marcos havia sido morto a golpes de facão. O autor do crime seria, segundo a PM, Renan da Silva Perez, 25 anos, que era sobrinho de Mônica e agiu para defender a tia da agressão. De acordo com a polícia, Renan interveio em socorro da tia ferindo Marcos com três golpes de facão, que atingiram o pescoço, o braço esquerdo e mão esquerda. O jovem está foragido. 

Mônica foi encaminhada ao Pronto Socorro de Goioerê, com sinais de espancamento, dores abdominais e nas costas. O corpo de Marcos foi removido do local e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campo Mourão. Segundo informações da Polícia Civil, Mônica era agredida constantemente pelo companheiro, que chegou a ser preso por violência domestica.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE SÁBADO A MEIA NOITE

Neste  domingo, quando os ponteiros dos relógios marcarem meia-noite, eles devem voltar para as 23h de sábado. A madrugada do final de semana marca o fim do horário de verão.  

O horário de verão durou 133 dias nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia. A mudança sempre ocorre nos terceiros domingos de outubro - o horário vigente iniciou no dia 16 do mês - e de fevereiro, mas neste ano o Ministério de Minas e Energia atrasou o fim do ajuste devido ao feriadão de Carnaval.
O principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão é o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.
De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, existem pesquisas que mostram a aprovação da população ao horário de verão, e a extinção da mudança não está nos planos do governo:

—  Pode até ser avaliado no futuro, mas em princípio sempre é um ganho. Se a sociedade inteira ganha com a aplicação do horário de verão, por que vou deixar de utilizar?

O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia proporcionada pelo horário de verão neste ano, mas a expectativa é que a mudança gere uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia do horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. A redução total de consumo para o país deve ficar em torno de 0,5%, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período.

LADRÃO ESPANCA VÍTIMA COM BARRA DE FERRO

Um homem, não identificado, foi assaltado e espancado pelo ladrão, por volta das 21h desta sexta-feira (24), na rua Guilherme Branco Neto, no conjunto Milton Gavetti, na zona norte de Londrina. 

O assaltante se utilizou de uma barra de ferro para espancar a vítima. O homem sofreu corte profundo na cabeça e ferimento corte contuso com edema no rosto. Ele foi atendido por socorristas do Siate e encaminhado para o Hospital da Zona Norte de Londrina. 

O ladrão fugiu com pertences pessoais da vítima. A Polícia Militar abriu diligência para tentar localizar o responsável pelo crime.

MAIS UM PRESO É DIAGNOSTICADO COM TUBERCULOSE EM CADEIA NO PARANÁ

Comente agora
Cadeia de Sarandi (PR) teve surto de sarna e de tuberculose nos últimos dois anos (Foto: Reprodução/ RPC TV) 
Cadeia de Sarandi (PR) teve surto de sarna e de
tuberculose nos últimos dois anos
(Foto: Reprodução/ RPC TV)
 
Exames laboratoriais confirmaram que mais  preso da delegacia de Sarandi, próximo a Maringá, no norte do Paraná, está com tuberculose. Outros sete detentos também fizeram os testes, mas o resultado não foi preciso. O diagnóstico foi divulgado pelo delegado José Maurício Lima Filho  na tarde desta sexta-feira (24).

Casos da doença estão sendo registrados desde 2011. Ao todo, 15 detentos já foram transferidos para unidades de tratamento e cinco funcionários da cadeia estão afastados.
Em 10 de janeiro, a delegacia foi interditada parcialmente pela Vigilância Sanitária por 90 dias. Desta forma, as visitas de familiares de presos ficaram suspensas bem como o ingresso de novos detentos. A determinação, entretanto, não foi cumprida. Ocorreram, segundo o delegado, duas visitas e a Justiça negou o pedido para que nenhum novo detento fosse encaminhado para a unidade prisional.
Agora, com a confirmação de mais um caso, as visitas estão proibidas novamente. Além da preocupação com a saúde dos detentos, existe a preocupação com as crianças da creche e da escola que ficam próximas a delegacia.
Na avaliação do delegado Maurício Lima apenas a transferência de presos pode solucionar de vez o problema. "O perigo de contágio é muito alto", afirmou ao G1. Atualmente, existem150 presos em um espaço construído para abrigar 60.