OUÇA - TERRA NATIVA 1360

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cheida representará o Paraná na Rio+20.


O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) será o representante da Assembleia Legislativa do Paraná na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. A indicação foi do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

A Rio+20 será realizada 20 anos depois da Eco92, que rendeu a criação de documentos importantes como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica. Em 1992, Cheida também estava lá. Na época ele era vereador de Londrina e integrou o Fórum de Entidades Ambientalistas como presidente da Associação Paranaense de Proteção e Melhoria ao Meio Ambiente (APPEMMA).  Agora, como deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, vai compor o Comitê Paranaense Rio+20, delegação oficial do estado.

Cheida diz que quer ser um porta-voz dos paranaenses. Por isso, convoca todos a colaborarem com sugestões. “Queremos construir nossas propostas de forma conjunta. A ideia é estimular a participação do maior número de pessoas possível. É uma oportunidade única, pois estamos à frente de uma discussão histórica para o planeta”. 

Comitê
O Comitê Paranaense Rio+20 será responsável por promover o diálogo entre órgãos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Paraná na conferência. O grupo terá a missão de organizar, mobilizar e qualificar o estado em torno dos principais temas do evento. Além de pessoas da iniciativa pública, compõem o comitê representantes da comunidade acadêmica, do setor empresarial, povos indígenas, trabalhadores, organizações não-governamentais e movimentos sociais. A primeira reunião do grupo deve ser agendada para o mês de março.

O que é a Rio+20? 
A Rio+20 reunirá líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas ideias para um desenvolvimento sustentável. O objetivo é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos, com ênfase na economia verde. “A criação dos chamados empregos verdes, que são postos de trabalho que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade, será o principal foco do encontro”, explica Cheida.
Serviço: o mandato do deputado Cheida está preparando uma série de ferramentas para abrir o diálogo sobre a Rio+20, como audiências públicas, debates e enquetes online. Se você já tem uma proposta, pode enviar para o e-mail cheida@cheida.com.br
Fonte: Gabriela Siqueira.
Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário