OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sábado, 18 de fevereiro de 2012

HOMEM FINGE QUE É DA SANEPAR PARA APLICAR GOLPES

Um cliente denunciou para a Sanepar que vendedores estão aplicando o golpe do filtro, em Ponta Grossa. O golpista se diz parceiro ou empregado da Sanepar e pede para analisar a água. Ele adiciona produtos químicos na água da torneira para que ela fique amarela e faz o morador acreditar que precisa do filtro que ele está vendendo. 

"Normalmente, o produto usado por esses vendedores é a ortotolidina, facilmente encontrada em casas de artigos para piscina. A reação química da ortotolidina com o cloro deixa a água amarelada, o que indica apenas que o cloro está presente na água e que, portanto, ela foi tratada conforme a legislação determina", explica o técnico em saneamento Alberto Gabriel de Oliveira Filho. 



Segurança 


Entre os serviços que a Sanepar realiza, diariamente, nas ruas estão a leitura dos hidrômetros, realizada pelos leituristas, empregados uniformizados e com crachá, as coletas de água para análise e as vistorias de ligações de esgoto. 

"Os leituristas da Sanepar estão sempre uniformizados e na maioria das vezes fazem seu trabalho sem entrar no imóvel. Isto acontece apenas quando não é possível visualizar o hidrômetro de fora do terreno", explica o gerente da Sanepar em Ponta Grossa, Leandro Ribas. Mesmo quando o serviço é realizado por empregados terceirizado, há a identificação com crachá e os veículos têm a inscrição "a serviço da Sanepar". 

Ele orienta que, em caso de desconfiança, o morador não deve permitir a entrada de ninguém e ligar imediatamente para a polícia. Pessoas idosas, empregados, diaristas, crianças e adolescentes, especialmente os que ficam sozinhos em casa, devem ser alertados e saber como agir em casos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário