Os alunos das turmas de 5º Ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Rosas Travensolli retornaram ao Lar de Idosos Otávio Cardoso de Barros para comemorar o centésimo aniversário da interna Maria de Jesus dos Santos, em Curiúva. No início do ano, as crianças já haviam visitado a entidade e quiseram retornar agora para comemorar a data. Maria de Jesus completou 100 anos no dia seis deste mês e é uma das poucas curiuvenses a atingir tal marca.
De acordo com o último censo o município registrou apenas 13 habitantes com idade superior a 90 anos. Há dois anos na entidade, Maria de Jesus é a interna mais velha e possui poucos familiares vivos.
Supervisionadas pelas professoras, Adriane Tomaz Bueno, Maria Aparecida Ferreira Zanoni, Marília Vieira Cruz e Michelle Vedan Mello dos Santos, as crianças promoveram uma festa completa, incluindo comes e bebes. Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Nilcéa Edite Ajuz Weigert, “a interação entre crianças e idosos é fundamental para que os pequenos aprendam a importância do respeito, carinho e humanidade”, explica.
Atualmente, o Lar abriga 14 idosos. Muitos deles já não possuem familiares ou por algum motivo ficaram desamparados. O abrigo dispõe de três supervisoras, mas a necessidade do voluntariado ainda é muito evidente. Os internos recebem acompanhamento médico periódico, além de visitas dos alunos da rede municipal de educação e demais entidades curiuvenses. A ramificação local da Associação Internacional de Caridade (AIC) possui projetos voltados exclusivamente para a terceira idade e realiza eventos internos em prol deste público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário