OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DR. MARCOS GUIMARÃES UM DOS MAIORES UROLOGISTA DO BRASIL AGORA EM ASSAI



O médico urologista Marcos Guimarães, 43, realizou no Hospital Pró-Vida, de Assaí, a primeira cirurgia de cálculo renal usando o novo equipamento chamado arco cirúrgico.
O paciente Emerson Augusto Bida, de 34 anos, residente em São José da Boa Vista (PR) vinha sentido cólicas há pelo menos 90 dias.
Ele acabou procurando atendimento no ambulatório do Hospital Pró-Vida em 9 de agosto último, quando foram providenciados os exames pré-operatórios. O paciente passou pela cirurgia no dia 14 e teve alta na quinta-feira da semana passada, 16 de agosto.
O responsável pela cirurgia, Marcos Guimarães, é especialista em Urologia, e chegou a Assai há três meses, vindo de Taubaté (SP).
O que é
Cálculos renais, ou pedras nos rins, são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.Fonte Revelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário