OUÇA - TERRA NATIVA 1360

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prazo para declarar agrotóxicos acaba dia 15

Santo Antônio da Platina – Embora instituições oficiais e particulares tenham desenvolvido várias campanhas de conscientização, muitos produtores rurais do Norte Pioneiro ainda não promoveram o recolhimento correto de embalagens de agrotóxicos e de produtos proibidos. 

Para os produtores rurais e pessoas jurídicas que perderam a coleta feita pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em abril, há uma nova possibilidade de autodeclarar os estoques remanescentes de agrotóxicos proibidos por lei em suas propriedades, com base na nova Lei Estadual n° 17.476/2013. Os interessados devem procurar os escritórios municipais do Instituto Emater até 15 de agosto. A partir desta data, os agricultores que não entregarem a autodeclaração poderão ser processados e punidos pela justiça. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio da Platina, José Afonso Junior Rural, a declaração isenta o produtor rural de qualquer sanção civil, penal ou administrativa relacionada aos agrotóxicos. Ele observa que os agricultores devem informar na declaração, o tipo ou tipos de agrotóxicos; o período estimado em que estão depositados ou armazenados; a quantidade, ainda que estimada, dos agrotóxicos e as condições em que estão armazenados. 

Ponto de coleta
Em Cornélio Procópio, os produtores rurais contam com uma unidade de recebimento de embalagens de produtos agrotóxicos. Localizado a cerca de quatro quilômetros da cidade, o posto de coleta conta com pessoal especializado e equipamentos que produzem a limpeza, o empacotamento e o transporte das embalagens para os armazéns credenciados.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário