OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Londrina sedia Reunião e Fórum Nacional do Trigo

Pesquisadores, técnicos, produtores, lideranças do setor industrial e representantes de toda a cadeia produtiva participam da 7ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e do 8º Fórum Nacional do Trigo, de 27 a 30 de agosto, em Londrina (PR). A promoção é da Embrapa Trigo, Fundação Meridional e Cooperativa Integrada, com o apoio da Ocepar e Sociedade Rural do Paraná. Iapar, Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado são instituições parceiras. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições Ney Braga.

Discussões sobre o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale, objetivo principal do RCBPTT, serão enriquecidas e aprofundadas com os debates programados pelo Fórum, que pela primeira vez é realizado simultaneamente com a Reunião. A importância econômica, social e comercial do trigo será o destaque do evento, concretizada nas reflexões sobre a produção, comercialização e industrialização do cereal.

Debates ampliados sobre o produto no Brasil são prioridade para todo os componentes da cadeia produtiva do trigo. Preço, falta de liquidez e opções de cultivo estão entre as principais preocupações. “Não importa o motivo, o certo é que o trigo vem perdendo espaço no cenário agrícola paranaense. A drástica redução na produção pode trazer grandes prejuízos financeiros para toda a cadeia”, avalia Carlos Murate, presidente da Cooperativa Integrada.

“Teremos uma semana importantíssima para a cultura no Brasil, em que estarão reunidos representantes de todos os elos da cadeia produtiva”, afirma Sérgio Dotto, chefe da Embrapa Trigo, em Passo Fundo (RS). Em pauta problemas recorrentes do setor. “O trigo se ressente da falta de política agrícola”, sintetiza. A falta de incentivo aos produtores e problemas de logística provocam a dependência da exportação. 

“Nos anos de 2012/2013, 70% das 11 milhões de toneladas consumidas no país foram comprados da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá”, afirma. Segundo ele, isso representa a remessa de US$ 2,5 bilhões ao exterior. “É uma questão de balança comercial e segurança alimentar”, enfatiza. Questões de logística fazem com que as indústrias moageiras, implantadas na região litorânea entre Santos e Fortaleza, prefiram importar o produto.

O chefe da Embrapa Trigo afirma que é imprescindível a adoção de uma política para o trigo. “Temos todas as condições para alcançar a suficiência: área disponível, tecnologia e produtores”, diz. Carlos Murate acrescenta que a cultura corre o risco de ser extinta, ameaça que também atinge o algodão e café, que tiveram a área bastante reduzida.

O presidente da Fundação Meridional, Luiz Meneghel Neto, destaca a realização conjunta dos eventos como alternativa para o aprofundamento dos debates. “A RCBPTT e o Fórum Nacional do Trigo buscam discutir as oportunidades para o trigo brasileiro, com ênfase na produção, oferta e demanda pelo produto nacional, além de avaliar a situação mundial do setor e o futuro da triticultura”, afirma. 

O Fórum Nacional do Trigo será aberto no dia 27 de agosto, às 19h30, com a conferência “Política agrícola para a produção do trigo no Brasil”.

No dia 28, a partir das 8h30, a programação prossegue com uma conferência sobre o mercado, com abordagens sobre logística, preço mínimo, seguro, mecanismos de apoio à comercialização, tributação, importação e exportação de trigo. Na sequência, debates vão abrir espaço para a visão dos produtores, da indústria e de questões tributárias do mercado. 

Os temas serão aprofundados no período da tarde nos painéis “Futuro do Trigo no Brasil” e “Qualidade industrial e pós-colheita”, seguidos de debates.

A Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale será realizada no dia 29 com a palestra “A importância do trigo em sistemas de produção de grãos no Paraná”, seguida dos trabalhos das subcomissões. A partir das 18 horas, haverá a sessão Pôster.
No dia 30, estão previstas a finalização dos trabalhos e atas das subcomissões, a sessão plenária final e premiação dos melhores trabalhos.

Câmara Setorial

A 7ª RCBPTT e 8º Fórum Nacional do Trigo serão precedidos da Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, que será realizada durante o dia 27 de agosto.

Assessoria de Imprensa da 7ª RCBPTT e 8º Fórum Nacional do Trigo
http://www.reuniaotrigo2013.com.br/

Raquel de Carvalho
Jornalista- MTb 2141
(43) 3337-3965
9942-0765
9938-0187

http://www.integrada.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário