OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apae organiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência‏

Com o tema “Nós Desafiamos Nossos Limites! - Diminuindo os Limites, diminuindo as Diferenças” a Escola Drª Zilda Arns – APAE Assaí em parceria com o governo municipal organiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
As atividades acontecerão de 21 a 28 e 31 de agosto, e tem como foco principal a mobilização da sociedade e remete ao espírito de garra da família apaeana que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito. A APAE de Assaí atende 132 alunos com diversos tipos de deficiências.
A APAE de Assaí utilizará esta Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para realizar ações para a promoção das questões apaeanas que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão.
A semana terá início com  um passeata de abertura da Semana Nacional no dia 21 de agosto com início as 9 horas com saída da Jumbo até a vila São Pedro. Em frente a sede da Prefeitura Municipal o Prefeito Luiz Mestiço e o presidente da APAE José  Carlos de Medeiros farão a abertura oficial dos eventos, além de uma benção ecumênica  com o presidente do Conselho dos Pastores Pastor Radime Lima e do Padre Wagner Zacarias.
No dia 22 a Coordenação da escola realizará uma palestra abordando o tema: Vencendo as barreiras do preconceito  para os alunos do 9º ano do Colégio Barão do Rio Branco, que na quarta feira dia 28/08 visitam a APAE para integração entre os estudantes, vivenciando o dia-dia dos portadores de deficiência. E rua de recreio no período da tarde.
Na sexta-feira dia 23 de agosto, os alunos estarão visitando o cinema em Londrina.
Na segunda-feira dia 26 de agosto acontecerá o III APAE FEST, um baile com animação do cantor Alexandre Girard no estilo anos 60, com a participação da comunidade escolar e APAEs da micro região de Cornélio Procópio.
Na terça feira dia 27 de agosto a psicóloga do Fórum de Assaí Drª Aline Guimarães realizará uma palestra com o tema: A importância dos Limites, Direitos e Deveres no desenvolvimento do Cidadão para os professores e familiares dos alunos da APAE.
Ainda na terça-feira (27) a comunidade escolar da APAE estará visitando a Câmara Municipal para uma audiência pública, buscando direito a voz dos alunos, falando sobre a semana nacional, reivindicando seus direitos e deveres e questionando os vereados sobre ações para educação especial.
A semana será finalizada com a realização do I Chá Bingo beneficente, com animação de Alexandre Girard e organizado pelo Buffet KW, no ginásio de Esportes  da APAE. Durante o chá serão servidos alguns alimentos produzidos pelos alunos, e os mesmos estarão auxiliando a equipe do buffet servindo os presentes, além de participarem ativamente como modelos vestindo roupas das lojas  Josianne Modas e Elegance.
“ pretendemos  mobilizar toda sociedade assaiense, mostrando a importância da inclusão desta comunidade nos diversos espaços da sociedade, propondo uma reflexão sobre as igualdades sociais, parcerias e respeito à diversidade, em uma oportunidade de apreciar um momento lindo, de capacidade e de superação dos nossos alunos”, comenta diretora Agathe Suzane Wilcken.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário