Implantado em Setembro de 2008 na cidade de Assaí, o PROJETO CEFORC – Cultura, Esporte, Formando o Cidadão -, vem tendo uma repercussão satisfatória junto à comunidade daquela cidade, uma vez que ensina aos jovens (crianças e adolescentes) com faixa etária entre 07 a 17 anos, a se valorizarem como cidadãos, mostrando-lhes o caminho do bem através da prática do esporte FUTSAL, e consequentemente, através do lazer, e da disciplina moral e física. Demonstra ainda, que à despeito de todas as dificuldades sociais existentes em nossa atual sociedade, o ser humano tem a capacidade e perspectiva de poder transformar sua vida e destino.
De iniciativa privada, altruística, e tendo por finalidade a fé no jovem; homem de amanhã, que poderá transformar nossa Região em um lugar mais solidário, justo, e com qualidade de vida para todos; o PROJETO CEFORC originou-se graças a visão de pessoas imbuídas do mais autêntico sentimento de benfeitoria social. Dentre essas pessoas singulares podemos citar o Policial Militar, Soldado PM José Roberto Negri, já há 19 anos na Corporação do 18º BPM, e o qual ladeado por pessoas de não menos senso de justiça social, como o Diretor-Professor Gelson Penteado, e atualmente tendo por Diretora a Srª Greidieli Moura, dentre tantos outros voluntários, trazem a esperança de uma comunidade mais próspera, e em decorrência, com um menor índice de criminalidade.
Os projetistas lembram que tudo começou no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, onde Negri reside como permissionário. Lá, há três quadras de esportes que deram o “insight” na forma de pensar dos iniciadores do Projeto CEFORC, os quais por sua vez se uniram para dar consecução ao empreendedorismo social. Através do esporte vislumbrou-se a possibilidade de criar no aluno uma força de vontade intrínseca aos alunos de baixa renda, a fim de livrá-los do mundo ilusório e aparentemente de ganho fácil que é o tráfico de drogas. Portanto, nas horas de folga, ainda que com poucos recursos logísticos e infraestrutura, deu-se início ao Projeto Voluntariado do CEFORC.
Com o passar do tempo, os próprios pais, professores, e comunidade em geral foram se atentando aos resultados satisfatórios que vinham sendo demonstrado pelos alunos participantes do CEFORC. Alguns empresários e comerciantes da cidade, inclusive, deram apoio financeiro ao patrocinarem materiais esportivos a fim de que os jovens pudessem participar de campeonatos.
Atualmente, o sucesso do projeto é tanto, que em 2013 a Câmara de Vereadores reconheceu-o como sendo de utilidade Pública. Da mesma forma, em 2012, o Soldado PM Negri foi convidado pelo Presidente do Conselho Regional de Educação Física a se formar um Curso de Profissional em Educação Física (na Capital Paranaense). Hoje ele é um Profissional provisionado com registro no CREF.
Em contrapartida, os mais de 300 alunos que ali foram instruídos já mostraram e ainda mostram os frutos do CEFORC, quer seja na mudança comportamental para melhor, quer seja quase que sempre vencendo ou tirando excelentes colocações nos campeonatos de FUTSAL da cidade de Assaí e até mesmo das cidades vizinhas da Região.
Realmente trata-se de uma conquista social digna, uma vez que no início muitos jovens eram indisciplinados, revoltados, e até mesmo envolvidos com o uso e, ou tráfico de drogas. Hoje, entretanto, o quadro é outro, pois há alguns dos antigos alunos que fazem faculdade, e outros que já estão com a vida social definida. Logo, o papel social a que se propuseram vem se viabilizando dia após dia, até porque, outras crianças e adolescentes com os mesmos problemas e dificuldades daqueles que hoje estão bem sucedidos vem buscando o apoio do Projeto CEFORC.
Dado a valorização do CEFORC, seus organizadores já estão expandindo a área de atuação, sendo que, o projeto de ação social e esportiva está sendo levadopara uma Escola do Rotary localizada na Vila Esperança, onde atendem com satisfação crianças entre 7 a 12 anos de idade. Nessa Vila, infelizmente, há uma alta incidência de tráfico de drogas e porte de armas, sendo que muitas das vezes os meliantes adultos se utilizam de crianças e adolescentes para ajuda-los no cometimento de ilícitos. Foi justamente isso que motivou o Projeto CEFORC a ali também se instalar.
Quem desejar conhecer mais sobre o Projeto basta acessar o site WWW.CEFORC.COM.BR, e da mesma forma, caso alguma pessoa física ou jurídica se dispuser a cooperar com esse projeto de cunho particular e humanitário, poderá fazê-lo quer seja através de apoio logístico, de infraestrutura; de voluntariado, ou mesmo financeiro.
Da mesma maneira, caso queiram contribuir e até mesmo tirar qualquer dúvida ou participar, basta entrar em contato pelo fone: 43-84126432 / E-mail: robertjn75@hotmail.com,
Seção de Comunicação Social do 18º BPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário