OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ocultação de Júpiter pela Lua poderá ser vista a olho nu


Foto: NASA

Quem olhar para o céu no Paraná nesta quarta-feira (28) poderá acompanhar um fenômeno diferente. A Lua, que está na fase cheia, fará uma espécie de eclipse do planeta Júpiter, que está mais próximo da Terra. O fenômeno poderá ser visto a olho nu.

O fenômeno é conhecido como ocultação de Júpiter, segundo o Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná. O "eclipse" do planeta e seus satélites começará por volta das 20 horas (no horário de verão) desta quarta-feira e deve durar 1 hora. Júpiter poderá ser observado, antes da ocultação, ao lado da Lua como um ponto brilhante.

Segundo o astrônomo e diretor do observatório, professor José Manoel Luis da Silva, como a Lua é o astro mais próximo da Terra, ocorrer periodicamente ocultações de planetas, satélites e estrelas conforme a Lua faz sua trajetória ao redor da Terra. "Durante o mês sideral [28 dias de movimento  ao redor da Terra], como ela está mais rápida e mais próxima ela vai ocultando os outros astros. Agora chegou a vez de Júpiter". 

Ainda de acordo com o professor, esse tipo de fenômeno, assim como outros "eclipses" são importantes para melhorarmos as cifras e valores de movimentos da Terra. O professor acrescenta que "como Júpiter está passando em oposição ao Sol [mais próximo da Terra] podem acontecer novas ocultações" conforme a passagem da Lua pelo céu nos próximos dias. 

Apesar da ocultação, Silva diz que o tamanho da Lua em relação ao planeta Júpiter é muito menor. Enquanto o diâmetro do satélite é de 3,4 mil km e o da Terra é 13 mil km, Júpiter tem diâmetro de 143 mil km. O planeta está a cerca de 800 milhões de quilômetros da Terra.
fonte:www.bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário