OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ibiporã vê elevado risco de infestação de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã divulgou  na tarde desta terça-feira (15) o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), que chegou a 2,97 no município – índice considerado elevado pela secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues. 

O último levantamento feito no final de novembro de 2012 apontava um índice de 1,1 na cidade dentro do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza até 1,0. 

Como depois vieram as chuvas, praticamente diárias, aliadas ao calor intenso, eclodiram os ovos do mosquito da dengue – que podem ficar vivos por até 450 dias – e os índices aumentaram consideravelmente. 

Para fazer barreiras contra o mosquito, os agentes de combate à dengue do município já iniciaram a aplicação de inseticida com bomba costal nos bairros mais afastados e distritos. Até a tarde desta terça-feira (15) receberam aplicação de veneno os jardins Kennedy e Paulista (na divisa com Jataizinho), Nessa quarta, a equipe percorrerá todas as chácaras próxima ao Clube de Campo do Café, às margens do Rio Tibagi. Na quinta, a aplicação de veneno será no distrito Taquara do Reino, saída para Sertanópolis. 

O Centro da cidade receberá aplicação posteriormente. "Para a população da área central pedimos que redobre os cuidados para evitar novos focos e se cuide, pois o índice está alto. Apelamos para que cada um exerça de fato a cidadania e cuide do seu espaço e de todo o entorno da sua casa. Que percorra as redondezas e junte do chão tudo que possa estar acumulando água: saquinhos de lixo, plásticos, tampinhas, recipientes, verifique as calhas da casa, enfim, faça a sua parte e cobre também os seus vizinhos", solicitou Leilaine.

fonte:www.bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário