OUÇA - TERRA NATIVA 1360

terça-feira, 9 de abril de 2013

Detran tem mais de 27 mil veículos em pátios no PR

Falta espaço para armazenar carros, motos e ônibus apreendidos pelos órgãos de segurança
Londrina – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) tem mais de 27,4 mil veículos se deteriorando nos pátios das circunscrições regionais (Ciretran). Só em Londrina são 1,8 mil. Se computados os automóveis recolhidos por outros órgãos de segurança pública da cidade, são mais de 2 mil unidades paradas em pátios. 

A 12ª Ciretran guarda veículos apreendidos pela Polícia Militar (PM), seja por meio de fiscalização nas ruas e avenidas da cidade ou recuperados por decisão judicial. As apreensões cresceram 3,6% de 2011 para 2012, ano em que foram rebocados 1.184 automóveis e 3.555 motocicletas. A PM realizou ano passado 13,1 apreensões de veículos por dia, média de 394,9 por mês, a maioria tem problema de documentação. 

Ao percorrer o pátio da Ciretran Londrina, as sucatas estão por toda parte. "Depois de ficar parado três meses sem o proprietário procurá-lo, o veículo entra no processo de leilão. Mas no nosso pátio tem carro com cerca de 20 anos", comentou o chefe da Ciretran, Marcio Sandoval. 

O Detran cobra taxa de R$ 19,54 por dia de pátio, além de taxa de transporte e multa. Motos representam 65% do total de veículos parados no pátio da Ciretran. 

Na tentativa esvaziar o pátio, o órgão vem realizando leilões com maior frequência. A 12 ª Ciretran realizou dois no mês passado e comercializou 400 veículos. 

O número de veículos parados nas dependências da Receita Federal e da Polícia Federal ultrapassa 2 mil apenas em Londrina. 

A Receita Federal tinha mês passado 75 veículos recolhidos - alguns ônibus usados para trazer contrabando do Paraguai. Em média, depois de dois meses os veículos podem ser desovados. "O regulamento aduaneiro prevê apreensão do veículo e, dada a comprovação do ilícito, a perda do bem. A partir do momento em que o trâmite administrativo é concluído, o veículo pode ter duas possibilidades: são doados, incorporados ao patrimônio de algum órgão ou leiloados", explicou o delegado adjunto da delegacia da Receita Federal em Londrina, David Oliveira. 

Entre março de 2012 e o mesmo mês deste ano, a delegacia doou 34 veículos e leiloou outros 56. "Hoje nós temos mais de 40 veículos disponíveis para leilão e 10 estão 'sub judice'", disse. 

Com tantos veículos no pátio, a Receita Federal vai ampliar em 1,5 mil metros quadrados a área do depósito. O órgão acabou de receber doação de área da Prefeitura de Londrina, vizinha ao atual pátio. 

A Delegacia da Polícia Federal tem 50 veículos parados no seu pátio. A legislação federal impõe outras regras para evitar que sucatas fiquem a céu aberto. "Automóveis que são apreendidos em operação contra o tráfico de drogas e nos interessam a gente pede para juízo o uso provisório do carro. Aqueles que não, a gente pede leilão antecipado para serem desovados. Esses valores arrecadados são convertidos à disposição de combate ao tráfico de drogas", explicou o delegado adjunto Elvis Secco.

http://www.folhaweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário