Nesta Sexta feira, dia 26 de março de 2013, por volta das 19hs policiais militares da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental, foram acionados no centro de distribuição de encomendas dos Correios na cidade de Londrina, depois de inspeção com aparelho de “Raios-X”, foram encontrados animais vivos dentro de uma caixa de encomenda rápida
Ao abrirem a embalagem os policiais militares encontraram dois sacos plásticos com água e no interior de cada um deles havia um peixe, totalizando dois peixes ornamentais e exóticos, ainda não identificados, não haviam documentos ou escritos para a confirmação da origem dos animais.As embalagens estavam envoltas em um saco plástico de cor azul e depois estavam envoltos com uma blusa de lã, provavelmente para despistar o serviço de inspeção, pois diminuem o barulho da agua dentro dos sacos e ainda modificam a forma externa das embalagens dos peixes. Provavelmente os peixes foram vendidos pela internet e estavam sendo transportados irregular e ilegalmente em uma caixa de papelão, que foi postada no correio como encomenda rápida e provavelmente o comprador não saiba desta irregularidade, mas com certeza o vendedor e despachante do produto sabem do risco de vida e dos maus tratos que os animais sofrem durante este tipo de transporte irregular. A venda destes peixes é legal, porém seu transporte de animais pelos correios é irregular e não autorizado pelos Correios, todas as encomendas que são detectados animais vivos no interior são apreendidas e encaminhadas para o órgão policial, então recomendamos a população que não adquiram seres vivos pela rede internet, e se adquiridos que confiram como é realizado o seu transporte, constatando ser pelo correio denuncie estes vendedores por não respeitarem os animais.
Os peixes são exóticos e serão encaminhados para serem cuidados por profissional especializado, os trabalhos de investigação agora tentará identificar o vendedor e comprador dos peixes para que sejam submetidos a processo criminal e administrativo. A correspondência foi postada na cidade de Curitiba, estado do Paraná, e tinha como destinatário um endereço na cidade de Loanda, no estado do Paraná. Agradecemos as diversas denúncias recebidas e solicitamos que a comunidade continue denunciando os crimes para que a Polícia Militar Ambiental possa cumprir melhor seu papel de proteção ao meio ambiente.
É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso Comandante do Batalhão de Policia Militar Ambiental, Sr. Tenente coronel Chehade Elias Geha, para que as ações de proteção ambiental e segurança rural sejam intensificadas para que o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.
Maiores detalhes estou à disposição no e-mail, ou telefone (43) 3341-7733 na Companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário