OUÇA - TERRA NATIVA 1360

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Jataizinho deve ser integrada ao 5º BPM


Jataizinho - A cidade de Jataizinho, que atualmente está sob a jurisdição do 18º Batalhão Militar de Cornélio Procópio, poderá ser transferida para a área geográfica do 5º BPM, com sede em Londrina. A informação foi dada pelo comandante geral da PM do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk. 

Ele diz que o serviço prestado pela PM é mais eficiente quando o município fica mais próximo da sede do batalhão. "A comunidade tem um acesso mais fácil ao comando e também o comando do batalhão pode acompanhar as ações de segurança pública com maior facilidade", explica. 

Bondaruk diz que pretende fazer a mudança "o mais rápido possível". "Não gostaria de arriscar um palpite (sobre data da transferência), porque a mudança envolve questões como trâmites administrativos e adequações diversas." 

A mudança é uma antiga reivindicação da comunidade. Jataizinho está a 35 km de Cornélio Procópio e a apenas 25 km de Londrina. Além disso, Jataizinho está muito mais ligada a Londrina nos setores de educação e trabalho, por exemplo, do que a Cornélio Procópio. 

O pedido de mudança de comando voltou a ser cogitado há dois meses, quando comerciantes enfrentaram uma onda de assaltos, como foi noticiado pela FOLHA. 

Atípico 

O município de Jataizinho vive uma situação que pode ser considerada atípica. Há 11 anos, pertencia à Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), com sede em Cornélio Procópio, mas foi transferido pela a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), com sede em Londrina, e ainda passou a pertencer à Região Metropolitana de Londrina. 

Além disso, nas questões jurídicas, estava sob a jurisdição da comarca de Uraí, mas foi transferido para a comarca de Ibiporã no ano passado, também pela questão da proximidade.
www.folhaweb.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário